O TEMPO URGE: FORMAÇÃO DOCENTE E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E A SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE DE VIDA

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O TEMPO URGE: FORMAÇÃO DOCENTE E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E A SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE DE VIDA
Autores
  • Sabrina Zaccaron
  • amanda hermesmeyer
  • Andréa Rabelo Marcelino
  • Daniele Cristina Zacarão Pereira
  • Guilherme Alves Elias
  • Marcelo feldhaus
Modalidade
Extensão - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/682198-o-tempo-urge--formacao-docente-e-as-possiveis-relacoes-entre-arte-contemporanea-e-a-sustentabilidade-do-ambiente-
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Arte, Educação, Formação Continuada, Interdisciplinaridade, Responsabilidade Ambiental.
Resumo
Este projeto de extensão propõe um programa interdisciplinar de formação continuada para professores que atuam nos componentes de Artes, Geografia e Biologia em turmas do Ensino Médio de escolas estaduais do município de Criciúma, sul de Santa Catarina. Insere-se nas problematizações que envolvem a formação de professores, mobilizando-os a uma dimensão estética, para refletir sobre a ideia de escola, seus processos e práticas pedagógicas. O objetivo é fornecer subsídios por meio da formação de professores, a partir de uma perspectiva ética, estética e política, outros modos de pensar a docência e os processos de formação como um “campo expandido”, capaz de alimentar-se de provocações oriundas das artes, em especial dos processos e práticas artísticas contemporâneas, articulando reflexões e ações sobre as responsabilidades ambientais e a conservação dos recursos naturais. A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa-ação envolvendo a identificação das problemáticas que emergem do contexto, planejamento de ações, estudos, intervenção na realidade, reflexão e apropriação do conhecimento entre os sujeitos envolvidos no projeto. As primeiras ações do projeto, que teve início em maio de 2024, consistiram em encontros sistemáticos do grupo de professores e bolsistas para estudo e planejamento das ações junto ao público-alvo. Soma-se a essa ação, visita à Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Criciúma, para planejamento das ações junto as escolas da rede estadual. Como o projeto iniciou recentemente, as ações se caracterizam como iniciais. No entanto, cabe ressaltar que poderá alcançar 12 unidades escolares, atingindo aproximadamente 200 docentes e 5.000 estudantes, além da comunidade em geral, contribuindo para ações educativas sensíveis às urgências atuais. Também se vincula à missão institucional da UNESC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A avaliação será realizada por meio da supervisão sistemática dos projetos e uma mostra coletiva dos trabalhos desenvolvidos. A aposta é que a formação estética, ao envolver docentes com produções artísticas contemporâneas, mobilize perspectivas menos usuais para compreender as escolas e suas práticas pedagógicas.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ZACCARON, Sabrina et al.. O TEMPO URGE: FORMAÇÃO DOCENTE E AS POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE ARTE CONTEMPORÂNEA E A SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE DE VIDA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/682198-O-TEMPO-URGE--FORMACAO-DOCENTE-E-AS-POSSIVEIS-RELACOES-ENTRE-ARTE-CONTEMPORANEA-E-A-SUSTENTABILIDADE-DO-AMBIENTE-. Acesso em: 08/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes