O CONHECIMENTO DO CONCEITO DE LÍNGUA FRANCA NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PRESENTES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O CONHECIMENTO DO CONCEITO DE LÍNGUA FRANCA NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PRESENTES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Autores
  • Julia Marcelly Feller
  • Richarles Souza de Carvalho
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Linguística
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/676635-o-conhecimento-do-conceito-de-lingua-franca-na-desconstrucao-de-estereotipos-presentes-no-ensino-de-lingua-ingles
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Currículo, Docência, Interculturalidade
Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o conceito de língua franca presente no componente curricular Língua Inglesa dentro da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento normativo para as redes de ensino públicas ou privadas brasileiras. O termo, ainda que não tenha sido recentemente criado dentro dos estudos pertencentes à área, é plenamente pertinente ao ensino de língua inglesa no Brasil, uma vez que, quando compreendido por completo, fornece uma base ampla para que os docentes trabalhem o idioma dentro de sala de aula. Nesse sentido, as aulas podem oportunizar aos alunos o conhecimento do mundo globalizado em que vivem, estudando diversas culturas ao mesmo tempo em que conhecem o inglês. Dessa forma, os educadores também são capazes de observar a existência de estereótipos ligados à língua inglesa, geralmente associada a pronúncias muito específicas: norte-americana e britânica. Isso porque os países Estados Unidos e Inglaterra, devido a sua forte influência exercida durante a história e que deixa vestígios até mesmo na forma como analisamos a pronúncia do idioma, hoje são considerados modelos de falantes do idioma. Assim, a forma como devemos falar inglês é muitas vezes considerada correta se pronunciada apenas dentro das duas esferas, caso contrário, o falante pode ter seu sotaque estigmatizado. Pensando nisso, o artigo utilizou como metodologia de análise aos estereótipos um questionário sobre o ensino do inglês, enviado a alguns professores da educação básica do sul de Santa Catarina. As respostas são analisadas à luz de um referencial teórico sobre ensino de língua inglesa e sobre a presença de estereótipos no processo de ensino aprendizagem, bem como o contato dos professores no que concerne ao termo língua franca, destacado pela BNCC. A análise poderá contribuir com a formação de professores no que diz respeito à efetiva compreensão do conceito de língua franca e suas possíveis implicações pedagógicas.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FELLER, Julia Marcelly; CARVALHO, Richarles Souza de. O CONHECIMENTO DO CONCEITO DE LÍNGUA FRANCA NA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS PRESENTES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/676635-O-CONHECIMENTO-DO-CONCEITO-DE-LINGUA-FRANCA-NA-DESCONSTRUCAO-DE-ESTEREOTIPOS-PRESENTES-NO-ENSINO-DE-LINGUA-INGLES. Acesso em: 30/06/2025

Trabalho

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