O LÍTIO PROTEGE CONTRA AS ALTERAÇÕES DO EIXO HPA, MAS NÃO CONTRA AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELO ESTRESSE PRÉ-NATAL NA PROLE.

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O LÍTIO PROTEGE CONTRA AS ALTERAÇÕES DO EIXO HPA, MAS NÃO CONTRA AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELO ESTRESSE PRÉ-NATAL NA PROLE.
Autores
  • Aline Vitoreti Prudencio de vargas Machado
  • Jorge Machado de Aguiar Geraldo
  • Taise de Souza Possamai Della
  • Amanda Hilsendeger Pereira de Oliveira
  • Maria Luísa Machado Laureano
  • Alex Zegarra Gutierrez
  • Jefté Peper do Nascimento
  • João Luciano de Quevedo
  • Samira da Silva Valvassori
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Ciências da Saúde - Neurociências
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/676568-o-litio-protege-contra-as-alteracoes-do-eixo-hpa-mas-nao-contra-as--mudancas-comportamentais-induzidas-pelo-estr
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Transtorno Bipolar, Esquizofrenia, Ansiedade, Estresse pré-natal.
Resumo
Introdução: O estresse pré-natal pode levar a alterações severas e duradouras em sistemas essenciais no desenvolvimento da prole, um desses sistemas afetados pelo estresse pré-natal é eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA) que é responsável pela resposta ao estresse. Além disso, diversos estudos apontam o eixo HPA como parte central da fisiopatologia dos transtornos do humor e a esquizofrenia. Como os efeitos do estresse pré-natal envolvem esse mecanismo, o lítio pode ser aplicável, já que é capaz de reduzir a atividade deste eixo no contexto de modelos animais de mania e depressão. Assim o objetivo do estudo foi avaliar os efeitos do estresse pré-natal sobre o comportamento e o eixo HPA em matrizes estressadas e sua prole tratados com lítio. Metodologia: As matrizes prenhes (ratas Wistar) foram expostas ao estresse pré-natal a partir do 14º dia de gestação até o nascimento. 60 dias pós-natal (PND), um protocolo de tratamento iniciado na prole com lítio (47,5 mg/kg via intraperitoneal) ou solução salina por sete dias duas vezes ao dia. O comportamento avaliado foi o teste de campo aberto para avaliação dos movimentos livres. As mães (21 PND) e os filhotes (após campo aberto) foram eutanasiados e o soro foi coletado. No o soro foi utilizado para a avaliação dos níveis de ACTH e corticosterona. Resultados: A prole das matrizes estressadas apresentaram alterações comportamentais diferentes com base no sexo dos animais. As fêmeas mostraram sintomas de hiperatividade, enquanto os machos exibiram comportamentos similares à ansiedade. O lítio, entretanto, não foi capaz de reverter essas alterações. Além disso, a prole das matrizes estressadas também apresentaram níveis séricos elevados de ACTH e corticosterona relacionados. Além disso, a prole fêmea apresentou níveis mais elevados de ACTH do que a prole macho. No entanto, o tratamento com lítio teve um efeito positivo, revertendo esses níveis. Conclusão: Apesar de o lítio ter sido eficaz em reverter todas as alterações bioquímicas associadas ao estresse pré-natal, não houve melhora nos desfechos comportamentais decorrentes desse estresse. Essa observação sugere a possibilidade de um possível modelo animal de resistência ao lítio no contexto da mania ou um modelo animal de esquizofrenia. Além, é possível presumir que outros mecanismos estejam envolvidos nas repercussões de longo prazo do estresse pré-natal.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Aline Vitoreti Prudencio de vargas et al.. O LÍTIO PROTEGE CONTRA AS ALTERAÇÕES DO EIXO HPA, MAS NÃO CONTRA AS MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS INDUZIDAS PELO ESTRESSE PRÉ-NATAL NA PROLE... In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/676568-O-LITIO-PROTEGE-CONTRA-AS-ALTERACOES-DO-EIXO-HPA-MAS-NAO-CONTRA-AS--MUDANCAS-COMPORTAMENTAIS-INDUZIDAS-PELO-ESTR. Acesso em: 06/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes