VAMOS BRINCAR LÁ FORA? : ESPAÇOS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em 30/03/2024 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
VAMOS BRINCAR LÁ FORA? : ESPAÇOS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • Igor Machado da Rosa
  • Gislene Camargo
Modalidade
Ensino - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
30/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2023/671234-vamos-brincar-la-fora----espacos-e-sustentabilidade-na-educacao-infantil
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Infâncias, Natureza, Estágio Obrigatório
Resumo
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como função primordial educar e cuidar das crianças de 0 a 5 anos de idade. Contudo, apenas aos 4 anos de idade essa etapa passa a ser obrigatória para todas as crianças, no Brasil. Diversas famílias são submetidas, por pressões de ordem econômica, a manterem as crianças nos Centros de Educação Infantil (CEI) por muito tempo, desde muito pequenas. Os CEIs em grande parte, atendem crianças por mais de 12h diárias, e as práticas ocorrem, mormente, em espaços fechados, distanciadas do mundo natural. Este trabalho surgiu a partir da experiência no estágio obrigatório do curso de Pedagogia, na Educação Infantil. Assim, tem-se como objetivo central relatar as vivências deste estágio, amparados na bibliografia do campo da educação e da psicologia, principalmente, das produções de Tiriba (2005, 2006, 2010) com o conceito de desemparedamento das infâncias, Gadotti (2010) com o conceito da ecopedagogia, Barros (2018) discutindo sobre a arquitetura das escolas, Munduruku (2020) que traz uma perspectiva indígena sobre a infância, Profice (2010) a partir do conceito de biofilia e com as teorizações de Vygotsky (1989) acerca da Teoria Histórico- Cultural. Além disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, também nos sinaliza a importância de vivências fora da sala de referência e em contato com a natureza para o desenvolvimento das crianças. Este estágio foi realizado no primeiro semestre do ano de 2023, em um CEI localizado na cidade de Sombrio/SC, com uma turma de crianças com idades entre 4 e 5 anos. Com apoio das discussões da disciplina de Processos Pedagógicos da Educação Infantil e nos autores supracitados construiu-se um projeto na perspectiva do desemparedamento, do resgate ao pertencimento da natureza e do cuidado com a mãe Terra. Ou seja, dois objetivos se entrecruzavam: o viver livre das crianças e uma educação ambiental para adiar o fim do mundo. A instituição onde o estágio foi realizado encontrava-se em reforma, o que impossibilitou as experiências no pátio. Porém, isso não impediu experiências extramuros, pelos arredores do CEI e a naturalização da sala de referência. Nesse sentido, foram organizadas saídas de campo para pesquisa e investigação dos espaços da comunidade, além de visitações em um brechó e em uma cooperativa de reciclagem. E foram apresentados para as crianças, diversos materiais naturais para propostas pedagógicas investigativas, como flores para representarem em desenhos, elementos para produção de tinta natural, argila para esculturas, cesto de tesouros marítimos, gravetos, etc. Por fim, conclui-se que há possibilidades de uma transformação na relação entre ser humano e natureza, se assegurarmos os direitos e os desejos das crianças desde a EI, e assim, consequentemente, caminharemos para uma metamorfose planetária.
Título do Evento
XIV Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, Igor Machado da; CAMARGO, Gislene. VAMOS BRINCAR LÁ FORA? : ESPAÇOS E SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2023/671234-VAMOS-BRINCAR-LA-FORA----ESPACOS-E-SUSTENTABILIDADE-NA-EDUCACAO-INFANTIL. Acesso em: 04/07/2025

Trabalho

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