OS MORCEGOS COMO TEMA TRANSVERSAL NAS HABILIDADES DA BNCC: UM EXEMPLO DE PLANEJAMENTO INTEGRADOR ENTRE BIOLOGIA E MATEMÁTICA

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
OS MORCEGOS COMO TEMA TRANSVERSAL NAS HABILIDADES DA BNCC: UM EXEMPLO DE PLANEJAMENTO INTEGRADOR ENTRE BIOLOGIA E MATEMÁTICA
Autores
  • KAROLINE PIGNATEL
  • BEATRIZ FERNANDES LIMA LUCIANO
  • Fernando Carvalho
  • Marcio Lucas da Cruz
  • Vidalcir Ortigara
Modalidade
Ensino - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Ciências Biológicas
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/553748-os-morcegos-como-tema-transversal-nas-habilidades-da-bncc--um-exemplo-de-planejamento-integrador-entre-biologia-e
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
quirópteros, educação, conservação, Situação Desencadeadora de Aprendizagem.
Resumo
A escola é o local para desenvolvimento e aprendizagem do sujeito, nesse espaço e no movimento social ao individual constrói-se seus conhecimentos (MOURA et al., 2010). O objetivo desse texto é apresentar uma experiência de formação pedagógica, com abordagem nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mediadas por um tema transversal e integrando dois componentes curriculares. O público alvo da ação educativa foram professores do Ensino Fundamental – anos iniciais e finais – e do Ensino Médio, num curso realizado na semana pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino de Santa Catarina. A escolha dos morcegos como tema transversal é devido a importância ecológica destes, e necessidade de mudança de associações negativas (RAMÍREZ-FRÁNCEL et al., 2021). Para a Matemática foi selecionado o tema de análise e organização de dados estatísticos. A primeira ação pedagógica iniciou com debate entre os participantes, instigado pela proposição da Situação Desencadeadora de Aprendizagem (SDA), a qual propõe “um problema capaz de mobilizar o indivíduo ou o coletivo para solucioná-lo” (MOURA; ARAÚJO; SERRÃO, 2019, p. 422). O grupo de professores foi dividido em equipes e cada uma recebeu uma história fictícia que apresenta um conflito socioambiental com morcegos, como ocupação de residências, ataque ao gado, danos em pomares e associação com mitos e histórias de situações negativas. Após a leitura, alguns questionamentos foram realizados: o que e como fazer para a resolução dos conflitos; quais os benefícios dos morcegos nas situações apresentadas. Sugeriu-se a pesquisa na internet para conhecer casos parecidos. Para finalizar a SDA, a equipe respondeu – com a utilização do Google Formulário – algumas perguntas objetivas sobre as características ecológicas dos morcegos, seguida de socialização aos colegas. Após a conclusão dos formulários, iniciou-se a mediação de uma aula expositiva dialogada, apresentando as características gerais dos morcegos e sua relevância ecológica, e os processos e etapas para organização, análises e apresentação de dados estatísticos. Após duas aulas práticas foram executadas. Na primeira, as equipes observaram sementes coletadas a partir de amostras fecais de morcegos através de um estereoscópio, bem como uma muda de figueira proveniente desta amostra. Para associação da morfologia do crânio com o tipo de alimentação, cinco crânios numerados de cinco guildas alimentares foram distribuídos em placas de petri para observação. As equipes tentaram associar a morfologia craniana e o item alimentar consumido, identificando as espécies de. Na segunda aula prática, as respostas provenientes dos formulários foram organizadas em gráficos e tabelas, com uma breve discussão dos resultados. Ao fim desta dinâmica esperamos uma melhora nas percepções sobre as habilidades da BNCC como eixo norteador das aulas e a viabilidade da integração de disciplinas curriculares, com identificação de eixos transversais em comum.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIGNATEL, KAROLINE et al.. OS MORCEGOS COMO TEMA TRANSVERSAL NAS HABILIDADES DA BNCC: UM EXEMPLO DE PLANEJAMENTO INTEGRADOR ENTRE BIOLOGIA E MATEMÁTICA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/553748-OS-MORCEGOS-COMO-TEMA-TRANSVERSAL-NAS-HABILIDADES-DA-BNCC--UM-EXEMPLO-DE-PLANEJAMENTO-INTEGRADOR-ENTRE-BIOLOGIA-E. Acesso em: 12/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes