NÃO IMPORTA A DATA! — A PRESENÇA DA ARTE AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE ARTE: PODCASTS DE ARTISTAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRO-BRASILEIROS

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
NÃO IMPORTA A DATA! — A PRESENÇA DA ARTE AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE ARTE: PODCASTS DE ARTISTAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRO-BRASILEIROS
Autores
  • Francine Nazário da Silva
Modalidade
Ensino - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Artes visuais
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/531873-nao-importa-a-data--a-presenca-da-arte-afro-brasileira-na-aula-de-arte--podcasts-de-artistas-afro-brasileiras-e
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Afro-diáspora, Música, Ensino de Arte, Representatividade, Cultura Africana
Resumo
O primeiro semestre de 2022 com as segundas séries do ensino médio no componente curricular Arte iniciou com a contextualização da docente sobre as influências rítmicas africanas no Brasil, abrindo diálogo sobre os conceitos: afro-brasileiros e afro-diaspórico. A presente temática estava como possibilidade curricular para as turmas, com isso, optou-se por trabalhar devido a necessidade de dialogar sobre o assunto a qualquer momento. Considerou-se diálogos sobre aspectos que envolvem a representatividade afro-brasileira como possibilidade de apresentar ideias positivas sobre a história da negritude. Para refletir e contextualizar o conceito de diáspora, iniciamos com a produção da artista Angélica Dass, Humanae, como possibilidade de reflexão sobre o lápis cor de pele. Num segundo momento, foi proposto aos estudantes a organização de duplas ou trios para a construção de um podcast sobre a musicalidade afro-brasileira. Para isso, foi necessário a autonomia dos estudantes e o acompanhamento da docente. Foi apresentado um roteiro de atividades orientativo para as práticas de pesquisa por meio das TDICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) de maneira segura e eficiente e como construir do roteiro do podcast. Os estudantes construíram um roteiro para o podcast como possibilidade de pré-produção do podcast, sendo esta uma etapa de pesquisa e escrita. Cada dupla/trio recebeu um tema para pesquisar, construir um roteiro e posteriormente gravar e editar seu podcast, sendo eles: cultura afro-brasileira e influências africanas no Brasil; danças afro-brasileiras; O Teatro do Negro (TEN); e algumas/alguns artistas da música afro-brasileiros/as como Clementina de Jesus, Elza Soares, Luedji Luna, Teresa Cristina, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Emicida. As gravações ocorreram pelo celular com ferramentas existentes no dispositivo ou mesmo por áudio no WhatsApp. Foi apresentada a ferramenta de edição Adobe Premier no laboratório de informática, no entanto, os estudantes preferiram utilizar ferramentas que descobriram ou já tinham nos celulares. Os roteiros e as gravações foram compartilhados pelo Google Drive e postadas no SoudCloud. Posteriormente os estudantes tiveram que ouvir três podcasts das outras duplas/trios e relatar em forma de texto suas compreensões. A avaliação foi processual, considerou-se os seguintes aspectos: pesquisa em fontes confiáveis, apresentação das referências, envios nos prazos estipulados, organização do roteiro, envio da gravação do podcast (editado e organizado) e texto final sobre os podcasts apreciados.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Francine Nazário da. NÃO IMPORTA A DATA! — A PRESENÇA DA ARTE AFRO-BRASILEIRA NA AULA DE ARTE: PODCASTS DE ARTISTAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRO-BRASILEIROS.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/531873-NAO-IMPORTA-A-DATA--A-PRESENCA-DA-ARTE-AFRO-BRASILEIRA-NA-AULA-DE-ARTE--PODCASTS-DE-ARTISTAS-AFRO-BRASILEIRAS-E. Acesso em: 14/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes