A CONDIÇÃO DO REAL: CORRELAÇÕES ENTRE DIDI-HUBERMAN E O FOTOJORNALISMO PREMIADO

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
A CONDIÇÃO DO REAL: CORRELAÇÕES ENTRE DIDI-HUBERMAN E O FOTOJORNALISMO PREMIADO
Autores
  • Bruna Fernandes Guimarães Albuquerque
  • Marcia Boroski
  • Matias Peruyera
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Publicidade e Propaganda
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/531841-a-condicao-do-real--correlacoes-entre-didi-huberman-e-o-fotojornalismo-premiado
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Imagem dialética, Didi- Huberman, Fotojornalismo, World Press Photo.
Resumo
Introdução: Historicamente a fotografia possui um caráter documental. “Foi atribuída uma credibilidade, um peso de real bem singular e uma virtude irredutível de testemunho. Aos olhos do senso comum a fotografia atesta indubitavelmente a existência daquilo que mostra” (DUBOIS, 2010 p. 25); contudo, ela é um objeto infinito, como afirma Dubois (2010). Isso porque um imagem-ato não seria apenas produto da técnica de quem a faz, mas um fenômeno complexo dependente também da contemplação (DUBOIS, 2010); não se configurando, portanto, apenas como um processo mecânico. Dessa forma, cabe refletir sobre a natureza do real e suas apreensões pela fotografia. Assim, o objetivo deste trabalho é propor uma aproximação crítica entre a noção de apreensão fotográfica feita por um sujeito e o conceito de imagem dialética de Didi-Huberman (2010). Metodologia: Didi-Huberman resgata o conceito de aura de Walter Benjamin (2014), ressaltando o caráter dialético do olhar, explicando que o que vemos é trabalhado pelo tempo: “o que vemos só vale – só vive – em nossos olhos pelo que nos olha” (DIDI- HUBERMAN, 2010, p. 29), logo, a forma como olhamos para algo é uma forma constituída pelo nosso momento histórico e pelo próprio ser olhado; em um movimento duplo, o objeto olha o olhante de volta. "Dar a ver é sempre inquietar o ver, em seu ato, em seu sujeito. Ver é sempre uma operação de sujeito, portanto uma operação fendada, inquieta, agitada, aberta. Entre aquele que olha e aquilo que é olhado” (DIDI-HUBERMAN, 2010, p. 77). Resultados: O corpus de análise imagética se concentra inicialmente na fotografia de Warren Richardson, Hope for a New Life, selecionada por apresentar elementos que dialogam com a questão levantada. A fotografia mostra um bebê sendo passado por baixo de uma cerca de arame farpado por um refugiado sírio na fronteira da Sérvia para a Hungria; pela figuração tremida, o efeito de movimento, de passagem do tempo, e não apenas passagem em um espaço. Há pouca nitidez e iluminação, pois foi feita apenas com a luz da lua disponível, enquanto Richardson acompanhava um grupo de refugiados. Didi-Huberman (2010) faz um convite para pensarmos o fotógrafo e o observador como sujeitos de um jogo do olhar. Ainda que seja um exemplo fotojornalístico com caráter documental e noticioso, é inegável que a imagem possui intencionalidade, vestígios de quem a produzir, que faz uso de “recursos técnicos como suporte da narrativa e os elementos da linguagem fotográfica como instrumentos enunciativos do seu modo de pensar” (BONI, 2002. p. 166). Conclusão: Portanto, a fotografia não seria somente a captura da realidade ou um produto cuja causa está nas necessidades básicas que cercam o capitalismo, nem mesmo o motriz que leva o fotografo a realizar tal ação. Afinal, “Solamente vemos aquello que miramos” (BERGER, 1972, p. 5). Olhar e fotografar são atos de escolha. E o resultado deixa vestígios de quem escolheu olhar algo e produzir uma imagem técnica a partir disso.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALBUQUERQUE, Bruna Fernandes Guimarães; BOROSKI, Marcia; PERUYERA, Matias. A CONDIÇÃO DO REAL: CORRELAÇÕES ENTRE DIDI-HUBERMAN E O FOTOJORNALISMO PREMIADO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/531841-A-CONDICAO-DO-REAL--CORRELACOES-ENTRE-DIDI-HUBERMAN-E-O-FOTOJORNALISMO-PREMIADO. Acesso em: 21/05/2025

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