SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA: RELATO DE ENSINO PROJETO “MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA SOBRE O “EU””.

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA: RELATO DE ENSINO PROJETO “MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA SOBRE O “EU””.
Autores
  • Liziane Acordi Rocha
  • Mainara Figueiredo Cascaes
Modalidade
Ensino - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Sociologia
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/531052-sociologia-em-sala-de-aula--relato-de-ensino-projeto-memorias-e-historias--o-olhar-da-sociologia-sobre-o-eu
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Sociologia, Ensino Médio, Colégio Unesc
Resumo
O presente trabalho é resultado de um projeto da disciplina de Sociologia do Colégio UNESC com as turmas de 1º ano I e II do Ensino Médio durante o primeiro semestre de 2022. O tema proposto foi trabalhar na perspectiva do/a aluno/a o ser social, que convive em sociedade, que se constrói com ela. A atividade buscou nas biografias de cada aluno/a uma interpretação sobre o olhar da sociologia. Tratou-se de trazer suas realidades como elementos centrais para o estudo e entender a importância da Sociologia na construção do sujeito sendo necessária para sua própria construção e vivência em sociedade. As vivências de vida são perpassadas por acontecimentos sociais dos quais podem ou não nos afetar diretamente ou indiretamente, criando elos e vínculos com mundo, e da qual somos influenciadas por uma diversidade cultural que nos atravessa dentro do espaço-tempo em que vivemos e daqueles que nos rodeiam. Pensando nisso, propomos a escrita que integrasse as histórias, memórias e experiências sobre o viés sociológico, e que por meio de um roteiro de questionário o registro fosse feiro no portfólio. O portfólio serviu de avaliação para o primeiro semestre de 2022 e buscou conciliar com o conteúdo da apostila, que trazia a questão da Sociologia enquanto ciência, e que por meio dela é possível gerar o conhecimento e se auto conhecer enquanto sujeitos partes de uma a cultura e que suas as identidades são construídas socialmente. Foram propostas perguntas norteadoras que auxiliaram no desenvolvimento da atividade e ao final desenvolvido uma análise junto aos alunos/as sobre suas respostas e os conteúdos ministrados. As primeiras questões estiveram relacionadas ao “eu social”, conceito de George Herbert Mead (1863-1931), que busca compreender o processo de socialização e como o desenvolvimento por meio da interação com os outros vai sendo processada. Nossos modos, comportamento ações e reações são ajustados, vão sendo moldados na relação com o outro. A segunda parte foi trazido as questões culturais relacionada a realidade dos/as alunos/as, ao abordar a música foi solicitado que eles citassem gostos, ritmos e estilos seus e dos familiares. Na terceira parte trabalhamos com as redes sociais e como somos afetados por ela. Ao final buscamos analisar as principais respostas, numa abordagem tanto quantitativa, quanto qualitativa. Na questão “como é a sociedade em que eu vivo? os/as alunos/as apontaram para uma sociedade ainda machista, homofóbica e preconceituosa. Entre as diferenças da sociedade de hoje para as sociedade mais antigas, se destacou as mudanças aos direitos das mulheres. Quanto ao uso das redes sociais todos/as fazem uso de alguma rede e os motivos para uso são influencias social, para entretenimento e até mesmo por uma necessidade de se encaixar. O portfólio apesar de ter servido como trabalho avaliativo para o primeiro semestre continuo a ser usado, principalmente as respostas serviram como base de estudo para o semestre seguinte.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Liziane Acordi; CASCAES, Mainara Figueiredo. SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA: RELATO DE ENSINO PROJETO “MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: O OLHAR DA SOCIOLOGIA SOBRE O “EU””... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/531052-SOCIOLOGIA-EM-SALA-DE-AULA--RELATO-DE-ENSINO-PROJETO-MEMORIAS-E-HISTORIAS--O-OLHAR-DA-SOCIOLOGIA-SOBRE-O-EU. Acesso em: 05/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes