O NOVO ENSINO MÉDIO: ITINERÁRIO FORMATIVO AMPLIADO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O NOVO ENSINO MÉDIO: ITINERÁRIO FORMATIVO AMPLIADO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Autores
  • GIAN CARLOS DA SILVA
  • Sarah Silva Ramos
  • Mainara Figueiredo Cascaes
Modalidade
Ensino - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Matemática
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/526903-o-novo-ensino-medio---itinerario-formativo-ampliado-de-matematica-e-suas-tecnologias
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Novo Currículo do Ensino Médio. Itinerário Formativo. Matemática & Saúde.
Resumo
No ano de 2022, as instituições escolares do Brasil que atendem o Ensino Médio, precisaram adaptar-se a nova organização do currículo para este segmento. O maior desafio, foi estabelecer os Itinerários Formativos, que constituem na sua metodologia, um aprofundamento dos estudos realizados nos componentes curriculares. Posto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) “o currículo do Novo Ensino Médio deverá estimular a elaboração de currículos flexíveis, itinerários formativos integrados e ampliados (IFI e IFA) diversificados aos alunos e que melhor respondam à heterogeneidade e pluralidade de suas condições, interesses e aspirações.” (BNCC, 2018, p. 466). (RAMIREZ e colaboradores, 2021), ressaltam a importância de lembrar, que as práticas pedagógicas tornam-se uma decisão dos professores, pois são eles os protagonistas e mediadores das ações pedagógicas nas salas de aula. Nesta perspectiva, o IFA de Matemática e suas Tecnologias do Colégio UNESC, desenvolveu um projeto de ensino com tema Matemática & Saúde. Pensou-se no tema, a partir da seguinte discussão: como articular a Matemática com uma área do conhecimento, tornando-a significativa para a formação dos nossos alunos? Justifica-se a proposta, por vivenciarmos recentemente uma das maiores pandemias do século. Percebemos o quanto a ciência matemática contribuiu para as pesquisas e as descobertas de novas variantes e métodos de prevenção da COVID-19. O desenvolvimento do projeto constituiu-se em 5 etapas. 1) Pesquisou-se sobre a Radiação Nuclear e os acidentes nucleares que aconteceram no mundo. 2) Visitou-se a URC – Diagnósticos por imagem, uma empresa que utiliza os Raio-x nos exames de imagem. Os estudantes puderam visualizar uma ampola, que tem os componentes responsáveis pela produção da radiação. 3) Apresentou-se o conteúdo de função exponencial por meio de epidemias como a Dengue, a COVID-19, a Febre Amarela e o HIV. Os alunos foram colocados em atividade de estudo na pesquisa e na elaboração de modelos matemáticos, que representassem o índice de contaminação dessas doenças. 4) Realizou-se uma palestra com a Profa. Mariane Filastro, Matemática e Sócia da Person Consultoria, empresa que desenvolve serviços de análise de dados para hospitais. 5) Na última etapa, realizou-se uma palestra com o Nutricionista Patrick Silva da Rosa. Abordou-se a aplicação da Matemática no conceito do cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e a importância da alimentação saudável para não desenvolver DCNT’s (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) ao longo da vida, como diabetes, colesterol e hipertensão. Os estudantes relataram que nunca vivenciaram essa experiência, acreditavam que faríamos listas de exercícios, mas que surpreenderam-se ao ver as possibilidades nos estudos realizados. Conclui-se que, os estudantes puderam visualizar e experimentar além da sala de aula, a prática na pesquisa e na investigação, promovendo a sua própria autonomia no processo de aprendizagem.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, GIAN CARLOS DA; RAMOS, Sarah Silva; CASCAES, Mainara Figueiredo. O NOVO ENSINO MÉDIO: ITINERÁRIO FORMATIVO AMPLIADO DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/526903-O-NOVO-ENSINO-MEDIO---ITINERARIO-FORMATIVO-AMPLIADO-DE-MATEMATICA-E-SUAS-TECNOLOGIAS. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes