O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR E AS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS.

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR E AS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS.
Autores
  • Júlia Horn Goularte de Oliveira
  • JULIO CESAR ZILLI
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Comércio Exterior
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/524619-o-profissional-de-comercio-exterior-e-as-competencias-tecnicas-e-comportamentais
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Exportação, Importação, Competências Técnicas, Competências Comportamentais.
Resumo
A globalização acelerou o processo de integração socioeconômica mundial, proporcionando que cada vez mais os países se relacionassem entre si. A troca de bens e serviços, seja por meio das exportações ou importações entre empresas de diferentes portes, é uma realidade consolidada. Neste universo, os profissionais de comércio exterior necessitam desenvolver capacidades técnicas e comportamentais frente às necessidades de um novo contexto socioeconômico bastante competitivo. Assim, a pesquisa objetivou “Identificar as competências técnicas e comportamentais necessárias para o desenvolvimento do profissional de comércio exterior.” O estudo relaciona-se com o Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT/UNESC) por meio da linha de pesquisa Internacionalização das Organizações e da Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC Junior/CNPq/UNESC. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva quanto aos meios de investigação e bibliográfica e de campo, quanto aos meios de investigação. Os dados, quanto a pesquisa de campo, foram coletados por meio de um roteiro de perguntas que questionou empresários sul catarinenses com ampla experiência no contexto internacional: “Quais as competências técnicas e comportamentais para a atuação profissional no contexto do comércio exterior brasileiro?”. Na execução do projeto foi efetuado uma revisão bibliográfica sobre os conceitos que envolvem a área de comércio exterior e as principais atividades executadas pelos profissionais. Em seguida, na segunda etapa foi feita uma pesquisa bibliográfica para compreender o conceito de competências técnicas e comportamentais. Na terceira etapa, foi construído um instrumento de coleta de dados (questionário) aplicado junto aos empresários sul catarinenses que possuem empreendimentos voltados ao comércio exterior, com o objetivo de identificar o que os mesmos esperam de competências técnicas e comportamentais na contratação de um profissional. A seleção dos empresários foi feita pelo critério de acessibilidade. Por fim, verificou-se que dentre as principais competências técnicas destacam-se: Inglês ou Espanhol fluente, conhecer sobre logística internacional e conhecimento de documentos de exportação ou importação. E dentre as principais competências comportamentais destacam-se: ser um bom comunicador, estar atento às mudanças do mercado, resolução analítica de problemas, com uma visão sistemática.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Júlia Horn Goularte de; ZILLI, JULIO CESAR. O PROFISSIONAL DE COMÉRCIO EXTERIOR E AS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/524619-O-PROFISSIONAL-DE-COMERCIO-EXTERIOR-E-AS-COMPETENCIAS-TECNICAS-E-COMPORTAMENTAIS. Acesso em: 12/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes