CONHECENDO A ESCOLA PELA ÓTICA DAS CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIDADE NO BAIRRO DA JUVENTUDE

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
CONHECENDO A ESCOLA PELA ÓTICA DAS CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIDADE NO BAIRRO DA JUVENTUDE
Autores
  • Murilo de Oliveira
  • Gabrielly Baggio
  • Jaqueline França Ferreira
  • Jayni Bitencourt Lima
  • Ana Lívia De Nez De Mattia
  • SARA QUEIROZ SAMPAIO
  • Gláucia R. Marchesan
  • Jorge Luiz Vieira
  • Edina Regina Baumer
Modalidade
Extensão - Resumo
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/523742-conhecendo-a-escola-pela-otica-das-criancas--uma-experiencia-de-sensibilidade-no-bairro-da-juventude
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Infâncias, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Protagonismo, Espaços.
Resumo
O presente Projeto de Extensão tem como objetivo valorizar o olhar da criança, buscando a compreensão dos conceitos de espaço público e privado no Bairro da Juventude, por meio de atividades lúdicas e brincadeiras. Nele, contribuem acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo, tendo em vista o espaço educativo como ponto de encontro e discussão. O projeto está em desenvolvimento desde o início de 2021, dando continuidade a outro, que foi executado anteriormente, entre 2018 e 2020. Durante esse tempo, muitas atividades foram realizadas com as crianças na escola onde estudam, sendo duas delas escolhidas para serem apresentadas neste resumo, pois são repletas de sensibilidade e apresentam a verdadeira essência do projeto: a valorização da ótica infantil. A primeira atividade aconteceu nas dependências da escola, no dia 3 de setembro de 2021. As crianças conduziram as bolsistas em um passeio pelo Bairro da Juventude, mostrando os lugares que mais gostavam e ocupavam. Durante a visita, as crianças explicaram qual era a função de cada local e então foi questionado a elas que tipo de espaço aquele lugar se configurava. A inversão de papéis tornou a criança protagonista do projeto, pois na ótica adultocêntrica, a criança sempre é reduzida a aprendiz. Geralmente quem apresenta os espaços são os adultos, dando ênfase naqueles que estão esteticamente mais atrativos. Diferente do adulto, a criança valoriza o espaço pelo significado que é atribuído, e não pela estética. Dessa forma, todo gestor, seja ele de instituição privada ou pública, deveria ter sensibilidade para captar as reais necessidades de seus alunos antes de proceder com o planejamento arquitetônico e intervenções dos espaços. É importante destacar que durante as atividades, as bolsistas sempre deixavam claro a relação de troca entre elas e as crianças, sendo assim, durante uma das atividades os alunos demonstraram interesse em visitar os espaços da UNESC, que ainda não conheciam. Dessa forma, num segundo momento, a visita à Universidade foi realizada. A segunda atividade foi considerada especial, pois foi carinhosamente comentada pelas crianças até o fim dos encontros. Em duzentos anos de independência do Brasil e longínquos anos de história da humanidade, muitos foram os “excluídos da história”, inclusive as crianças. Para Barbosa e Magalhães (2013) “O sentimento de infância, de preocupação com a educação moral e pedagógica, o comportamento no meio social, são ideias que surgiram já na modernidade o que nos leva a crer na existência de todo um processo histórico até a sociedade vir a valorizar a infância”. Por esse motivo, o presente projeto, por meio de atividades como as que foram anteriormente citadas, busca resgatar e enaltecer a importância das infâncias, a ponto de permitir que elas também façam parte da construção concreta da história, contribuindo com seus olhares e opiniões, em prol de uma sociedade menos adultocêntrica e mais democrática.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Murilo de et al.. CONHECENDO A ESCOLA PELA ÓTICA DAS CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIDADE NO BAIRRO DA JUVENTUDE.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/523742-CONHECENDO-A-ESCOLA-PELA-OTICA-DAS-CRIANCAS--UMA-EXPERIENCIA-DE-SENSIBILIDADE-NO-BAIRRO-DA-JUVENTUDE. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes