EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA FERRAMENTA DE ALCANCE À JUSTIÇA SOCIAL

Publicado em 22/08/2023 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA FERRAMENTA DE ALCANCE À JUSTIÇA SOCIAL
Autores
  • Thaíse Arnold Policarpo
Modalidade
Pesquisa - Resumo
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Desenvolvimento Socioeconômico
Data de Publicação
22/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2022/523689-educacao-inclusiva--uma-ferramenta-de-alcance-a-justica-social
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Estado, Política Pública, Desenvolvimento Socioeconômico.
Resumo
Ao abordar o tema da educação procuramos apresentá-lo como um elemento importante de enfrentamento a exclusão social, bem como fonte relevante de emancipação do cidadão, e um princípio concreto capaz de combater as injustiças sociais, e desigualdades entre diferentes grupos. Apesar de tratarmos a educação como um mecanismo capaz de superar tais situações, não devemos idealizá-la como única possibilidade de pôr fim as desigualdades. Paulo Freire (1987) defendeu que a emancipação do cidadão é fundamental para o desenvolvimento social e essa emancipação pode ser conquistada por meio de uma educação inclusiva. Para isso, entendemos que seja o Estado o mais importante intermediador de uma educação inclusiva, que por meio de políticas públicas promove a horizontalização de oportunidades, conforme afirmou Amartya Sen (2000). No Brasil durante muito tempo tivemos e ainda temos uma educação marcada por traços excludentes, com um único modelo de ensino que atendia todos os seus alunos, sem considerar suas especificidades e/ou necessidades. A educação pode ser uma ferramenta relevante no processo de reconhecimento das diferentes identidades e, conforme declarou Fraser (2002), reconhecer é o caminho para alcançarmos a justiça social, que será possível por meio dos remédios transformativos e das lutas dos movimentos sociais. As políticas públicas afirmativas, que propõe uma educação inclusiva, sustentam o enfrentamento da exclusão no campo educacional a pessoas historicamente marginalizadas. A implantação de tais políticas, no país, é garantida por leis. Tratando das políticas públicas, propostas pelo Estado brasileiro, para uma educação inclusiva, dois momentos são marcantes: a Constituição Federal de 1988, que aborda a integração de alunos deficientes no ensino regular; e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que discorre sobre a educação especial. Além disso, em 2001, foi aprovado pela Câmara de Educação Básica as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial, o presente documento registra alguns termos importantes para o desenvolvimento do ensino inclusivo. Consideramos que a educação para a diversidade é uma proposta e uma política pública relevante, para a inclusão social, emancipação do indivíduo, libertação do sujeito e consequentemente para o desenvolvimento do país. Com isso, expandir o direito a educação inclusiva em todos os seus níveis escolares é alargar oportunidades aos sujeitos e, mas que isso, é iniciar o processo de mudanças sociais dentro da sociedade brasileira.
Título do Evento
XIII Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Cidade do Evento
Criciúma
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

POLICARPO, Thaíse Arnold. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA FERRAMENTA DE ALCANCE À JUSTIÇA SOCIAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Anais...Criciúma(SC) Unesc, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2022/523689-EDUCACAO-INCLUSIVA--UMA-FERRAMENTA-DE-ALCANCE-A-JUSTICA-SOCIAL. Acesso em: 03/06/2025

Trabalho

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