IDENTIDADES EM TRANSIÇÃO: DA DOCÊNCIA À GESTÃO!

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
IDENTIDADES EM TRANSIÇÃO: DA DOCÊNCIA À GESTÃO!
Autores
  • Clarita Maria Torquato
  • Gladir da Silva Cabral
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/421238-identidades-em-transicao--da-docencia-a-gestao
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Memória, Identidade, Trajetória Docente.
Resumo
O presente trabalho pretendeu conhecer, por meio de suas narrativas de vida, a trajetória profissional de duas professoras da região do extremo sul catarinense que passaram por um processo de transição entre a identidade docente e a atuação na gestão da educação. São elas: Vera Maria Silvestre Cruz e Rose Margareth Reynaud Mayr, ambas professoras que atuaram no ensino e na gestão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Para tanto, foram realizadas entrevistas de narrativa livre, que foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Sendo esta uma pesquisa de cunho qualitativo, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: compreender como ocorreu a trajetória profissional das professoras pesquisadas durante a transição da atividade docente para a atuação na gestão da educação, a partir dos relatos de suas memórias. Para atingir os objetivos propostos, os principais conceitos e autores teóricos utilizados neste trabalho foram os de memória e identidade cultural, sendo utilizados como referência os autores Stuart Hall, Tomaz Tadeu da Silva, Ecléa Bosi, Scarsi e Grazziottin, Clarícia Otto e António Nóvoa. Ao fim do trabalho, verificou-se que a transição entre gestão e docência, para essas professoras, foi considerada uma experiência não planejada e, segundo elas, natural, isto é um processo orgânico. Ambas entendem que a atividade de professora e gestora se complementam e se interconectam. Sendo assim, a construção da identidade docente e da identidade profissional de gestora foi se dando a partir das vivências, experiências e no decorrer do tempo histórico, de modo que ambas se constituem como docentes e gestoras e com a percepção de que não se pode dissociar essas identidades profissionais, pois se complementam. Com os resultados desta pesquisa, espera-se revelar um pouco mais da história da educação do município de Criciúma e deixar um registro da trajetória de profissionais da educação que tiveram ou ainda têm grande influência no pensar sobre a educação na região.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORQUATO, Clarita Maria; CABRAL, Gladir da Silva. IDENTIDADES EM TRANSIÇÃO: DA DOCÊNCIA À GESTÃO!.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/421238-IDENTIDADES-EM-TRANSICAO--DA-DOCENCIA-A-GESTAO. Acesso em: 09/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes