PLANO DE AULA DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAR PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PLANO DE AULA DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAR PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autores
  • Edina Regina Baumer
  • Diego Batista
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/419705-plano-de-aula-de-artes--uma-experiencia-de-planejar-para-o-estudante-com-deficiencia-visual
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Inclusão escolar, Planejamento, Pedagogia, Ensino da arte.
Resumo
A experiência aconteceu na disciplina de Educação e as Linguagens Artísticas, do Curso de Pedagogia da Unesc, segundo semestre do ano de 2021. Trata-se de uma atividade que solicita aos estudantes que elaborem um Plano de aula fictício, para o ensino da arte na Educação Básica. A disciplina tem como objetivo oportunizar a reflexão sobre o conceito de arte e a importância do ensino da arte na escola e ao final do semestre, a professora lança essa proposição, na intenção de possibilitar o exercício do planejamento: do imaginar, criar e propor uma ação pedagógica. O acadêmico Diego elaborou um Plano de aula para o primeiro ano do Ensino Fundamental. Selecionou como conteúdo a Modelagem e a Pintura e estabeleceu como objetivos específicos: aprender as cores primárias através do olfato e representar as frutas com tinta guache e argila. Para atingir esses objetivos, Diego imaginou o tempo de 4 aulas de 45 minutos. Diego possui deficiência visual e pensou nessa proposta para todas as crianças, inclusive para as crianças que vivem a escola com essa deficiência, como ele viveu. Como fundamentação teórica, o acadêmico Diego traz que: “A aprendizagem de arte precisa alcançar a experiência e a vivência artística como prática social permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores.” (BRASIL, 2018 p. 193). Inicialmente Diego planejou convidar os alunos para irem ao pomar da escola para observar as frutas, conversar sobre que cor, cheiro, forma e textura as frutas têm, se eles gostam daquelas frutas ou se gostam de outras. Na segunda aula a turma iria lembrar da visita que fizeram ao pomar e Diego iria levar uma cesta de frutas que tinham no pomar e outras diferentes. Com esse material a turma poderá ter uma experiência sensorial tocando, apalpando, saboreando e sentindo o aroma das frutas. Na aula seguinte Diego levaria tintas guache com essências aromáticas: morango estará na tinta vermelha, essência de melão para o amarelo e essência de anil para o azul, por exemplo. As misturas estarão disponíveis para todos alunos sentirem com o olfato e a turma será convidada para apalpar mais frutas com os olhos vendados e relacionar as cores das frutas com as tintas aromatizadas. Depois que todos participarem dessa dinâmica a proposta é moldar a fruta preferida de cada aluno com argila ou massa de modelar. Na quarta aula os alunos vão finalizar suas produções, modelando e pintando com os guaches aromáticos. Para finalizar Diego planejou organizar uma exposição no corredor da escola, convidando outras turmas para visitarem; durante a visita da exposição, os visitantes deverão tocar e cheirar as produções dos alunos do primeiro ano. O plano de aula de Diego é uma proposta de inclusão que ocorre quando todos aprendem juntos e tem base legal na LDB 9.394/96, no artigo 59 que determina que os sistemas de ensino assegurarão “currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos” para atender as necessidades do estudante com deficiência.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BAUMER, Edina Regina; BATISTA, Diego. PLANO DE AULA DE ARTES: UMA EXPERIÊNCIA DE PLANEJAR PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/419705-PLANO-DE-AULA-DE-ARTES--UMA-EXPERIENCIA-DE-PLANEJAR-PARA-O-ESTUDANTE-COM-DEFICIENCIA-VISUAL. Acesso em: 15/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes