ANÁLISE DOS TIPOS DE RUPTURAS NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE SISTEMAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO COM PLACAS “SLIM”

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ANÁLISE DOS TIPOS DE RUPTURAS NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE SISTEMAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO COM PLACAS “SLIM”
Autores
  • Diego Silva de Oliveira
  • ELAINE GUGLIELMI PAVEI ANTUNES
  • Aline Savi
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Engenharia Civil
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/418790-analise-dos-tipos-de-rupturas-no-ensaio-de-resistencia-de-aderencia-a-tracao-de-sistemas-de-revestimento-ceramico
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Aderência, Placas cerâmicas, Tipos de Ruptura
Resumo
Os sistemas de revestimentos cerâmicos (SRCs) aderentes são, conforme Lourenço, Matias e Faria (2017), uma das técnicas de revestimento de parede mais utilizadas em vários países do mundo, principalmente devido às suas características estéticas e técnicas. Conforme Medeiros e Sabattini (1999) o revestimento cerâmico refere-se a um conjunto monolítico de camadas aderidas à base do edifício, que tradicionalmente é composta por alvenaria ou concreto armado, seguido pelas camadas de regularização, de aderência (argamassa colante) e, pela capa exterior, que é constituída por placas cerâmicas assentadas. Atualmente na construção civil o uso de placas cerâmicas com espessuras inferiores a 6 mm vem aumentando gradativamente, pois apresentam uma série de vantagens, tais como: possibilidade de grandes formatos, redução do espaço para armazenamento, redução do uso de matéria prima, facilidade de instalação e possibilidade de possuir grandes formatos. Essas placas cerâmicas com espessura inferiores a 6 mm, são conhecidas no meio técnico como “slim”. Entretanto a diferença de espessura das placas cerâmicas pode afetar a performance do sistema (VIVONA; PICCININI, 2009). Nesse contexto o objetivo desse estudo visa analisar os tipos de ruptura verificados no ensaio de resistência de aderência à tração de um SRC com placas “slim”. Para tal, utilizou-se placas cerâmicas com espessura de 5 mm, classificadas pela NBR ISO 13006: 2020 como BIa, com absorção menor ou igual a 0,5% (considerado porcelanato). As placas cerâmicas foram assentadas em substrato padrão de concreto com dimensões 250 x 500 x 20. Foram executados dois painéis com 18 placas cerâmicas cada e juntas de 3m e, de cada painel, extraiu-se 9 corpos de prova. Para assentamento das placas, empregou-se a argamassa colante de classe AC-II, segundo a NBR 14081-1:2012. Após 72 horas de assentamento realizou-se a etapa de rejuntamento, seguindo as recomendações da NBR 13754:1996. O ensaio de resistência de aderência à tração seguiu as recomendações da NBR 14081-4:2012. A análise dos tipos de ruptura deu-se conforme a classificação repassada pela NBR 14081-4:2012, que são: no substrato – placa de concreto (S); ruptura na interface substrato e argamassa colante (S/A); ruptura na argamassa colante (A); ruptura na interface argamassa colante e placa cerâmica (A/P); ruptura na placa cerâmica (P) e ruptura na interface placa cerâmica e pastilha metálica (F), sendo que, este último é considerado falha no ensaio. Dentre os tipos de ruptura, verificou-se somente os tipos A e A/P, sendo que 89% foram do tipo A e 11% do tipo A/P e, portanto, trata-se de um bom resultado, tendo em vista que a maioria das rupturas ocorreram no interior da argamassa colante, do tipo coesiva. Segundo Carasek (2010), ao se analisar os tipos de ruptura é preciso redobrar a atenção quando se tem maior número de rupturas nas interfaces, essas são as mais graves.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Diego Silva de; ANTUNES, ELAINE GUGLIELMI PAVEI; SAVI, Aline. ANÁLISE DOS TIPOS DE RUPTURAS NO ENSAIO DE RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA A TRAÇÃO DE SISTEMAS DE REVESTIMENTO CERÂMICO COM PLACAS “SLIM”.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/418790-ANALISE-DOS-TIPOS-DE-RUPTURAS-NO-ENSAIO-DE-RESISTENCIA-DE-ADERENCIA-A-TRACAO-DE-SISTEMAS-DE-REVESTIMENTO-CERAMICO. Acesso em: 02/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes