AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE DISFUNÇÃO COGNITIVA ASSOCIADOS AO SISTEMA GLINFÁTICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE MENINGITE PNEUMOCÓCICA E DE SEPSE.

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE DISFUNÇÃO COGNITIVA ASSOCIADOS AO SISTEMA GLINFÁTICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE MENINGITE PNEUMOCÓCICA E DE SEPSE.
Autores
  • Dhyana Iris Peruchi Bardini
  • Bruna França Lodetti
  • Rafael Da Silva De Moura
  • Samuel Brasil Stonoga
  • Patricia Mendes Viana
  • Daiane Soethe Coan
  • Allan Minatto Collodel
  • Jaqueline da Silva Generoso
  • Tatiana Barichello
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Medicina
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2021/414535-avaliacao-dos-mecanismos-de-disfuncao-cognitiva-associados-ao-sistema-glinfatico-em-modelo-experimental-de-mening
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
inflamação, sistema nervoso central, aquaporina-4, modelo animal
Resumo
O sistema nervoso central (SNC) apresenta um mecanismo de eliminação de resíduos diferente dos demais órgãos, sendo este o sistema glinfático, que utiliza a circulação do liquido cefalorraquidiano (LCR), auxiliado pelos canais de aquaporina-4 (AQP4), para realizar a drenagem dos restos metabólicos (LOUVEAU et al., 2017; TREVASKIS; KAMINSKAS; PORTER, 2015). Sabe-se que o acúmulo destes resíduos no SNC pode levar ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, e também, que doenças neuroinflamatórias, como meningite e sepse, estão associadas a ocorrência dessas patologias (BOLAND et al., 2018; HU et al., 2020). Desta forma, este estudo foi feito com o objetivo de avaliar a influência da meningite pneumocócica e da sepse no funcionamento do sistema glinfático, já que a presença de um dano neste, poderia ser um dos meios que influenciam o desenvolvimento de sequelas neuropsiquiátricas e atuar como fator de risco para doenças neurodegenerativas. Para a realização do trabalho foram utilizados 192 ratos Wistar machos, divididos em grupos meninge (56 animais) e controle (40 animais), e sepse (56 animais) e controle (40 animais). Para a indução da meningite os animais foram submetidos a uma punção na cisterna magna e receberam uma administração intracerebroventricular de 10 µL de solução salina estéril ou suspensão de Streptococcus pneumoniae. Já, na sepse, os animais foram submetidos a laparotomia com incisão mediana abdominal, onde o ceco foi ligado a logo abaixo da junção ílieo-cecal, mantendo a continuidade intestinal. O ceco foi perfurado com uma agulha número 14 na face antimesentérica e comprimido até a extrusão de conteúdo fecal, enquanto no grupo controle os animais foram submetidos a laparotomia, sem ligação ou perfuração. Após a indução da sepse e da meningite, todos os animais receberam uma injeção de corante azul de Evans + albumina (EBA) e em 4, 24 e 72 horas foi realizado a coleta de sangue (soro) e o cérebro foi armazenado em formamida para extração do corante para posterior quantificação de EBA nos animais. O grupo meningite apresentou, em todos os tempos analisados, diminuição de EBA no soro e aumento no cérebro em comparação com o grupo controle. No grupo sepse também houve a diminuição de EBA no soro e aumento no cérebro, porém apenas em 24 e 72 horas. Estes resultados demonstram um comprometimento do sistema glinfático em ambas doenças, sepse e meningite, o que pode estar relacionado com as sequelas cognitivas observadas em sobreviventes dessas doenças.
Título do Evento
XII Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARDINI, Dhyana Iris Peruchi et al.. AVALIAÇÃO DOS MECANISMOS DE DISFUNÇÃO COGNITIVA ASSOCIADOS AO SISTEMA GLINFÁTICO EM MODELO EXPERIMENTAL DE MENINGITE PNEUMOCÓCICA E DE SEPSE... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2021/414535-AVALIACAO-DOS-MECANISMOS-DE-DISFUNCAO-COGNITIVA-ASSOCIADOS-AO-SISTEMA-GLINFATICO-EM-MODELO-EXPERIMENTAL-DE-MENING. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes