ENTRE COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: DIALOGANDO SOBRE SILENCIAMENTO DE VIVÊNCIAS E SABERES OUTROS

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ENTRE COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: DIALOGANDO SOBRE SILENCIAMENTO DE VIVÊNCIAS E SABERES OUTROS
Autores
  • Amanda dos Santos Vieira
  • alex sander da silva
Modalidade
Pesquisa - Resumo em Andamento
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - História
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/285009-entre-colonialidade-do-saber-e-do-poder--dialogando-sobre-silenciamento-de-vivencias-e-saberes-outros
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
colonialidade, colonialidade do saber, decolonização
Resumo
Decolonizar a escola e seu currículo é algo necessário nos dias atuais. Livrar esses ambientes, bem como os saberes, das amarras eurocêntricas e tirar do silenciamento conhecimentos Outros é de extrema importância para se ter um ambiente educacional com o real propósito de emancipação. Mas, para se entender como esses conhecimentos foram silenciados é preciso voltar ao passado. Buscando compreender como, desde o processo de colonização, alguns sujeitos/conhecimentos/saberes vem sendo negado e ditos como inferiores dialogou-se com Quijano(1998);(2005);(2007), Maldonado-Torres(2007), hooks(2019), entre outros. O objetivo era trabalhar os conceitos de colonialidade do saber/do ser/do poder, dando maior enfoque para a primeira. Dentro do processo de colonização, alguns saberes eram apontados como superiores e outros inferiores. Só que neste caso, os saberes/conhecimentos apontados como inferiores passaram por um processo de silenciamento. Apresenta-se então a colonialidade do saber, que de acordo com Quijano (2005, p.110) “[...] como parte do novo padrão de poder mundial, a Europa também concentrou sob sua hegemonia o controle de todas as formas de controle da subjetividade, da cultura, e em especial do conhecimento, da produção do conhecimento.”. Esse controle obrigou com que os colonizados reprimissem todos os conhecimentos, subjetividades, experiências e até mesmo as negassem. Esse método de silenciamento de vivências/conhecimentos Outros para evidenciar os que pertenciam aos colonizadores, logo partindo de uma visão eurocêntrica, naturalizou as experiências dos indivíduos que estavam no poder. Sendo elas algo natural/dadas, estariam então fora da possibilidade de serem questionadas (QUIJANO, 2007). E assim, alguns conhecimentos e experiências foram dados como verdade única, silenciando e impossibilitando aqueles que tentem questioná-los. Essa ideia de ser algo natural, acabou implicando também na visão com que esse processo foi visto, deixando um pouco opaca a visão de que foi algo bruto e feito, passando para ser lido como algo realmente natural. A pesquisa ainda está em desenvolvimento, porém se sabe que é dialogando e estudando esses sujeitos Outros, juntamente com suas experiências e conhecimentos, que será possível uma decolonização do currículo das escolas e também do ambiente escolar. Não sendo algo pontual, apenas uma vez no ano e em data especial, mas como uma luta diária e que tenha como seu real objetivo um processo educacional que abranja a todos. E também, é trazer a visão desses sujeitos Outros sobre eles mesmo, não uma visão eurocentrada sobre esses corpos. Dialogar com esses sujeitos Outros é tirá-los da posição de silenciamento que foi imposta a tempos atrás, afirmando assim com hooks (2019, p. 38-39) que “Fazer a transição do silêncio à fala é, para o oprimido, o colonizado, o explorado, e para aqueles que se levantam e lutam lado a lado, um gesto de desafio que cura, que possibilita uma vida nova e um novo crescimento.”
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIEIRA, Amanda dos Santos; SILVA, alex sander da. ENTRE COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: DIALOGANDO SOBRE SILENCIAMENTO DE VIVÊNCIAS E SABERES OUTROS.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/285009-ENTRE-COLONIALIDADE-DO-SABER-E-DO-PODER--DIALOGANDO-SOBRE-SILENCIAMENTO-DE-VIVENCIAS-E-SABERES-OUTROS. Acesso em: 23/05/2025

Trabalho

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