A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E O ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA VIVÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE.

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E O ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA VIVÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE.
Autores
  • Carolini Ramos Dandolini
  • Dipaula Minotto da Silva
  • João Luiz Brunél.
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Psicologia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/284653-a-atuacao-do-psicologo-e-o-acolhimento-em-saude-mental-na-atencao-basica--uma-vivencia-na-residencia-multiprofiss
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Intervenção Psicológica, Cuidado em Território, Humanização.
Resumo
A atuação dentro de uma Residência Multiprofissional de Saúde Mental possibilita a construção de valores e conhecimentos insubstituíveis. A experiência entre ensino e serviço resulta na formação de profissionais qualificados, que possuam ideias atuais referentes às dificuldades dos usuários e serviços. A inserção do Psicólogo na equipe de Atenção Básica tem um saldo extremamente positivo, pois é ali que acontecem os primeiros cuidados, onde o psicólogo poderá contribuir com a criação de vínculos dentro do território. Em se tratando de cuidado em território, é indispensável que toda pessoa que busque auxilio, seja atendida de forma humanizada. De acordo com Lima (2011), humanizar o atendimento, significa acolher o indivíduo de forma integral e estar atento às suas demandas e necessidades. O acolhimento psicológico é uma estratégia de intervenção enriquecedora, conforme destaca Cardoso (2015), essa modalidade de intervenção proporciona um espaço de amparo para o usuário e possibilita que ele fale sobre o que sente no exato momento de seu sofrimento. Logo, em conformidade com Zini (2013), o ato de acolher, não é só dinamizador do acesso ao serviço, mas humanizador na medida em que desburocratiza o atendimento. É um serviço bastante resolutivo, pois, em muitos casos, a pessoa apenas precisa ser ouvida. Este relato, buscou apresentar a importância desta forma de intervenção do psicólogo. O instrumento para a construção do trabalho foi o registro dos atendimentos realizados e o método utilizado para análise foi a correlação da experiência com a temática do conteúdo proposto. Trata-se de um relato de experiência que se apoia na produção teórica da área da Atenção Básica. Optou-se por essa modalidade de pesquisa por ser uma ferramenta que proporciona uma maior reflexão sobre o conhecimento produzido. As intervenções aconteceram por livre demanda, todas as pessoas que buscaram apoio foram acolhidas, e na maioria dos casos, o alívio do sofrimento foi perceptível no primeiro contato. Foram realizados até o momento um total de 48 acolhimentos, sendo 05 homens e 43 mulheres com a faixa etária entre 16 e 62 anos. Com a experiência, foi possível observar a eficácia e importância desta forma de apoio aos usuários e famílias e concluir que a prática do profissional de Saúde Mental na Atenção Básica é uma estratégia facilitadora no processo de cuidado, pois, prioriza a assistência à população de forma ágil e prática, proporcionando vínculo entre toda a equipe de saúde com as famílias atendidas.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DANDOLINI, Carolini Ramos; SILVA, Dipaula Minotto da; BRUNÉL., João Luiz. A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO E O ACOLHIMENTO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA VIVÊNCIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/284653-A-ATUACAO-DO-PSICOLOGO-E-O-ACOLHIMENTO-EM-SAUDE-MENTAL-NA-ATENCAO-BASICA--UMA-VIVENCIA-NA-RESIDENCIA-MULTIPROFISS. Acesso em: 07/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes