PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO MATERIALISMO DIALÉTICO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA LÓGICA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO MATERIALISMO DIALÉTICO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA LÓGICA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
Autores
  • Luana Rodrigues dos Santos Gonçalves
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/284578-principio-fundamental-do-materialismo-dialetico-e-teoria-historico-cultural---uma-logica-do-conhecimento-cientifi
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Materialismo histórico e dialético, histórico-cultural, educação
Resumo
O presente estudo buscou o entendimento do método dialético em interface com a perspectiva de ser base para a organização do ensino. Seu problema de pesquisa é: Como se expressa o método dialético na organização do ensino? Adota como referência o texto Karl Heinich Marx sobre o método em articulação com os estudos de Vasili Vasilievich Davídov que se fundamentam na Teoria Histórico-Cultural, de base materialista histórico e dialético. Trata-se de um estudo bibliográfico que pontua a lógica do pensamento que envolvem o método marxista e sua expressão no que Davídov (1988) denomina de teses da dialética como base para a organização do ensino, com vista ao desenvolvimento do pensamento teórico dos escolares na atividade de estudo. A análise revela alguns aspectos onsiderados essenciais. O método é adotado pela Psicologia Histórico-Cultural (PHC) – cujo precursor é Vigotski e estudiosos contemporâneos seus (Leontiev, Lúria, Rubinstein, entre outros) – no que contexto de organizar uma nova psicologia que atendesse às premissas da referida matriz teórica. A PHC traz forte vinculação com a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, o que se caracteriza com Psicologia Pedagógica. Traz a tese marxista de que a atividade prática é ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento humano. Portanto, a Psicologia Pedagógica incorpora a evolução filosófica do método de Marx. Davídov (1988), com o intuito de trazer para a organização do ensino elenca oito teses da teoria materialista dialética do pensamento. Essas teses orientam a organização que contempla o método de investigação e exposição. Nesse contexto, Davidov esclarece a existência de dois tipos de pensamentos: o racional – empírico - e o teórico. Cada qual tem seus tipos de abstrações, generalizações e conceitos a eles correspondentes. Para contemplar o desenvolvimento do pensamento teórico no processo educativo, Davidov e estudiosos organizam o ensino de modo que contemple o movimento do pensamento dos estudantes de ascensão do abstrato ao concreto. Tal organização se estrutura em: tarefas de estudo, seis ações de estudo, tarefas particulares e operações. Na primeira ação de estudo, o pensamento dos estudantes transita pelo movimento de redução do abstrato ao concreto e as demais se concentram no processo de ascensão do abstrato ao concreto. Como considerações finais, o estudo revela que no trânsito entre o método filosófico de Marx até chegar ao contexto educacional não perde de vista as suas premissas e teses fundamentais. Uma das evidências a destacar é a compressão do papel das relações sociais para o desenvolvimento humano. Trata-se de uma concepção científica que vincula a realidade social à formação do homem em um contexto histórico. Portanto, a educação e o ensino não tratam somente do conhecimento individual, mas do desenvolvimento de um pensamento coletivo que subsidia a formação de uma consciência da possibilidade de superação humana dos limites impostos pela sociedade de classes.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONÇALVES, Luana Rodrigues dos Santos. PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DO MATERIALISMO DIALÉTICO E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: UMA LÓGICA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/284578-PRINCIPIO-FUNDAMENTAL-DO-MATERIALISMO-DIALETICO-E-TEORIA-HISTORICO-CULTURAL---UMA-LOGICA-DO-CONHECIMENTO-CIENTIFI. Acesso em: 01/05/2025

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