EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FILME DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FILME DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
  • Graziela Fátima Giacomazzo
  • Karoline Cipriano dos Santos
  • Greyce Kelly
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/282210-educacao-midiatica---possibilidades-pedagogicas-do-filme-de-animacao-na-formacao-de-professores
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Mídia; Educação; Animação; Formação de Professores
Resumo
Apresenta-se neste relato de ensino as possibilidades pedagógicas do artefato midiático denominado filme de animação. “A palavra ‘animação’, dentre vários conceitos, é utilizada para designar as formas de cinema nas quais o movimento aparente é produzido de forma diferente da simples filmagem analógica. Este produto fílmico foi considerado por alguns teóricos como uma espécie de laboratório figurativo, levando ao seu máximo as possibilidades da imagem em movimento, e por outros como um revelador ideológico do cinema em geral”. (ANDRADE, SCARELI E ESTRELA ,2012, p.4). A animação oferece possibilidades multifacetadas para o trabalho com a linguagem audiovisual, com a produção textual, a interpretação das realidades sociais e suas questões morais relacionadas aos temas sobre gênero, relações étnicos raciais, política, religião, bem como responde a educação midiática crítica preconizada na quinta competência geral da BNCC: “ Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” A atividade é desenvolvida na disciplina de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, no Curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), ministrada pela professora Dra. Graziela Fatima Giacomazzo, objetivando a formação dos futuros professores no contexto da cultura digital. O Plano de aula orientava para assistir o filme de animação Are You Lost In The World Like Me? animação de Steven Cutts e produção de Moby & The Void Pacific Choir, posteriormente produzir um ensaio crítico, sendo que a análise crítica da animação deveria focar nos significados e símbolos identificados, e incluir argumentos sobre os fatos. Como resultados, além dos inúmeros debates propiciados por esta atividade nos diferentes semestres em que ocorreu, registra-se a ação das acadêmicas egressas Karoline Cipriano dos Santos e Greyce Kelly de Souza, que produziram um artigo completo, o qual foi aceito, apresentado e publicado nos anais do VI Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências e III Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao promover estudos sobre educação midiática e os artefatos fílmicos, especialmente o formato animação na formação de professores, constatou-se as inúmeras possibilidades para o desenvolvimento profissional cultural e científico na perspectiva crítica.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GIACOMAZZO, Graziela Fátima; SANTOS, Karoline Cipriano dos; KELLY, Greyce. EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO FILME DE ANIMAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/282210-EDUCACAO-MIDIATICA---POSSIBILIDADES-PEDAGOGICAS-DO-FILME-DE-ANIMACAO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES. Acesso em: 20/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes