PROTAGONISMO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PROTAGONISMO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA
Autores
  • Gabriela Selau Benetti
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Psicologia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/281221-protagonismo-de-alunos-com-deficiencia-intelectual--relato-de-estagio-obrigatorio-em-psicologia
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Estágio Educacional, experiência, fotografia, APAE
Resumo
O presente relato constitui a experiência no Estágio Supervisionado Obrigatório em Psicologia na Educação, conhecido como o Estágio A, do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. O Estágio educacional possibilita que o aluno utilize seus conhecimentos teóricos, visto em sala de aula e relacione-os com a prática, de acordo as exigências e necessidades do local da instituição de ensino. O estágio ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Içara em Santa Catarina. Foram 12 alunos da turma da Qualificação para o Mercado de Trabalho (QMT) e 04 alunos da turma de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de julho a novembro de 2018. Após um período de observação do cotidiano e das vivências da instituição, a estagiária dedicou-se ao protagonismo das pessoas com deficiência intelectual. De acordo com Costa (2016, p. 7) o protagonismo juvenil no campo da educação ocorre quando os jovens se tornam os personagens principais para a tomada de uma iniciativa, atividade ou algum projeto voltado à solução de um problema real. Nessa perspectiva foram desenvolvidas atividades em que os alunos pudessem exercer seu protagonismo. A fotografia foi utilizada como recurso principal, como afirma Karwatzki (2017, p. 207) utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social, de maneira simples e próxima ao dia a dia desses jovens, pode-se atuar contra posturas negativas em relação aos mesmos. Assim, os alunos tiveram contato direto com a câmera fotográfica, escolheram fotografar uns aos outros, fizeram poses sozinhos, em grupos, com a estagiária e professora. Não houve limites sobre o que fotografar. Todos demonstraram animação e facilidade para a ação, escolhiam lugares como árvores, deitavam na grama, fotografavam com flores e faziam poses sentados em bancos. Também foram realizadas atividades na cozinha, onde fizeram encomendas pela APAE, prepararam receitas e fotografaram todo o processo na cozinha, além da pintura de quadros onde puderam vender ou presentear alguém. De acordo com Mello et al. (2014, p. 224) é preciso retirar a visão de que as pessoas com deficiência intelectual são incapazes, não somente considerar seu protagonismo, mas principalmente criar meios através de processos educacionais destinados a elas. Assim, o estágio contribuiu no protagonismo dos jovens da turma de (QMT) e (AEE), aflorando novas vivências para a instituição de ensino e colaborando com a construção da carreira acadêmica da estagiária de psicologia.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BENETTI, Gabriela Selau. PROTAGONISMO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: RELATO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOLOGIA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/281221-PROTAGONISMO-DE-ALUNOS-COM-DEFICIENCIA-INTELECTUAL--RELATO-DE-ESTAGIO-OBRIGATORIO-EM-PSICOLOGIA. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes