PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
  • Antônio Carlos Da Rosa Silva
  • Lorhan da Silva Menguer
  • Ione Schneider
  • Eduarda Valim Pereira
  • Vanessa Correa
  • Ian Rabelo Gabriel
  • Geiziane Laurindo de Morais
  • Naiara Guglielmi
  • Joni Marcio de Farias
Modalidade
Ensino - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/281009-projeto-terapeutico-singular--vivencias-e-contribuicoes-do-profissional-de-educacao-fisica
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Atenção Básica, integralidade em saúde, educação física, equipe multiprofissional.
Resumo
Introdução: Os profissionais de saúde atuantes na Atenção Básica (AB) necessitam constantemente tratar com situações de adoecimento em um contexto de duras e violentas condições sociais. De acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), estes profissionais têm sido incentivados a estruturar trabalhos e a transformar modos de fazer visando o atendimento integral, priorizando as atividades preventivas e mantendo os serviços assistenciais. O projeto terapêutico singular (PTS) incorpora a noção interdisciplinar que recolhe a contribuição de várias especialidades e de distintas profissões. O mesmo é elaborado com base nas necessidades de saúde de cada usuário, não excluindo suas opiniões, seus sonhos, seu projeto de vida. Previamente é feita uma avaliação compartilhada sobre as condições do usuário, são acordados procedimentos a cargo de diversos membros da equipe multiprofissional, denominada equipe de referência. Objetivo: O objetivo do estudo é relatar as vivências de um profissional de educação física residente em atenção básica inserido na Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Mina União do município de Criciúma. Material e Métodos: As etapas trilhadas nesse processo foram três, inicialmente foram levantadas as necessidades da usuária onde a mais emergencial era de acompanhamento com psicólogo e a inserção em um grupo terapêutico (GT), o qual na ESF o único GT é o de incentivo as práticas de exercícios físicos. Logo ao início das atividades no GT houve preocupações do profissional de educação física (PEF) quanto ao acolhimento do grupo é também na compreensão das atividades propostas as quais após oito sessões apenas limitações de ordem cognitivas exigia do profissional um acompanhamento mais próximo da usuária. Resultados: Em reunião de andamento do PTS a devolutiva do PEF sobre as atividades por ele propostas foram de resposta satisfatória ao programa de atividades realizado pela usuária. Considerações Finais: A atuação do PEF em PTS deve compreender um olhar mais holístico do usuário não prescrevendo apenas exercícios e sim promovendo reintegração social.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Antônio Carlos Da Rosa et al.. PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: VIVÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/281009-PROJETO-TERAPEUTICO-SINGULAR--VIVENCIAS-E-CONTRIBUICOES-DO-PROFISSIONAL-DE-EDUCACAO-FISICA. Acesso em: 09/09/2025

Trabalho

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