ANÁLISE DO SANEAMENTO BÁSICO DA POPULAÇÃO DE LUANDA E ATENDIMENTO A AGENDA ODS 2030 QUANTO AO OBJETIVO 6 (ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO)

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ANÁLISE DO SANEAMENTO BÁSICO DA POPULAÇÃO DE LUANDA E ATENDIMENTO A AGENDA ODS 2030 QUANTO AO OBJETIVO 6 (ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO)
Autores
  • Ana Carina Gonçalves Cristiano de Carvalho
  • João Vanio Mendonça Cardoso
  • Silvio Parodi Oliveira Camilo
Modalidade
Pesquisa - Resumo em Andamento
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Ciências Econômicas
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/279455-analise-do-saneamento-basico-da-populacao-de-luanda-e-atendimento-a-agenda-ods-2030-quanto-ao-objetivo-6-(agua-po
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Cidade Africana; condição sanitária; necessidade básica.
Resumo
A cidade portuária de Luanda é a capital de Angola, e está localizada na costa oeste do continente da África, e conta com uma população de 2.572 milhões de habitantes em 2019. As construções de saneamento básico da cidade, além de serem consideradas modestas, foram ampliadas de forma lenta e sem orientação de técnicos qualificados e, por desconhecimento, negligência ou falta de fiscalização, os esgotos foram ligados diretamente à rede de drenagem de águas pluviais (FARIA, 2016). O setor da educação em Angola, também foi profundamente afetado pela guerra civil, com a destruição da infraestrutura escolares e, apesar do progresso louvável registrado nas infraestruturas do país, as escolas ainda carecem de um ambiente higiênico e sanitário favorável. A questão do saneamento básico é um tema atual que consta da agenda política como um dos muitos problemas ainda pendentes por resolver em Angola, apesar de haver passado cerca de 39 anos depois da proclamação da sua independência (UNICEF, 2016). Para muitos países, atender a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) será uma conquista dentro do prazo, mas para as muitas cidades que estão situadas no continente Africano, como é o caso de Luanda, talvez essa data seja cedo demais. Sendo assim, é de interesse estudos que posicionem a situação da cidade de Luanda quanto ao saneamento básico e as condições da cidade para contribuir com Angola no atendimento do objetivo 6 (água potável e saneamento) da agenda ODS 2030 (ODS 2030, 2015). Nesse contexto, surge a seguinte questão de pesquisa: qual o nível de saneamento básico de Luanda, comparado com uma cidade da África do Sul e outra do Brasil, e seu posicionamento quanto a agenda ODS 2030 no objetivo 6 (água e esgoto)? Para responder à questão de pesquisa, o presente estudo elege como objetivo geral investigar o saneamento básico da cidade de Luanda em comparação a uma cidade da África do Sul e outra do Brasil e o cotejo do posicionamento de Luanda quanto ao atendimento da agenda ODS 2030 no objetivo 6 (água potável e saneamento). Para atingir o objetivo se propõe aplicar uma abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos e procedimentos a pesquisa será descritiva e documental, respectivamente. O estudo compreenderá o período de 2015 a 2019, com dados referentes a: números de habitantes com acesso a água e esgoto, número de escolas e quantidade de alunos com acesso a água e esgoto, além de levantamento de valores investidos e quantidade de obras realizadas com relação a questão de saneamento básico. Como principais contribuições esperadas da pesquisa, elenca-se: identificação das principais características do saneamento básico da cidade de Luanda; elementos para comparação do saneamento básico das cidades de: Luanda, com uma cidade da África do Sul e com uma cidade do Brasil; verificar o posicionamento da cidade de Luanda quanto ao atendimento da agenda ODS 2030 quanto ao objetivo 6 (água potável e saneamento).
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Ana Carina Gonçalves Cristiano de; CARDOSO, João Vanio Mendonça; CAMILO, Silvio Parodi Oliveira. ANÁLISE DO SANEAMENTO BÁSICO DA POPULAÇÃO DE LUANDA E ATENDIMENTO A AGENDA ODS 2030 QUANTO AO OBJETIVO 6 (ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO).. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/279455-ANALISE-DO-SANEAMENTO-BASICO-DA-POPULACAO-DE-LUANDA-E-ATENDIMENTO-A-AGENDA-ODS-2030-QUANTO-AO-OBJETIVO-6-(AGUA-PO. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes