ESTUDO DOS FENÔMENOS DE FRICÇÃO EM SISTEMAS DE FREIOS A DISCO VEICULARES UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS PARA PROMOVER O MECANISMO DE DESGASTE ADESIVO UTILIZANDO UM TRIBÔMETRO

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ESTUDO DOS FENÔMENOS DE FRICÇÃO EM SISTEMAS DE FREIOS A DISCO VEICULARES UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS PARA PROMOVER O MECANISMO DE DESGASTE ADESIVO UTILIZANDO UM TRIBÔMETRO
Autores
  • Giovane Geraldo Formigoni De Queiróz
  • Adilson Oliveira da Silva
  • Ângela Beatriz Coelho Arnt
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências, Engenharias e Tecnologias - Engenharia Mecânica
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/279436-estudo-dos-fenomenos-de-friccao-em-sistemas-de-freios-a-disco-veiculares-utilizando-diferentes-materiais-para-pro
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
freio, atrito, desgaste, fading
Resumo
Os sistemas de freios veiculares são dispositivos que exigem confiabilidade e durabilidade. Nos freios à discos o atrito entre o par pastilha-disco é responsável pela dissipação da energia cinética do movimento e conseqüente interrupção do deslocamento. Pesquisas são continuamente realizadas com os objetivos de entender e aperfeiçoar a interação deste par e reduzir os efeitos do desgaste. O mecanismo de desgaste observado nos sistema de freios a disco é do tipo abrasivo. Entretanto a interação das pastilhas com os discos ocorre a perda do coeficiente de atrito. O fenômeno denominado fading compromete a eficácia da frenagem. Para explorar e a interação do par disco-pastilha, diferentes materiais foram testados na composição de um disco, enquanto que a pastilha foi de um modelo comercial, com matriz de resina fenólica. Foram utilizados como discos materiais cerâmicos: quartzo cristalino, quartzo amorfo e alumina. Os coeficientes de atrito e os mecanismos de desgastes foram avaliados e comparados com aqueles obtidos no par tribológico com discos de ferro fundidos. Os testes foram realizados em um tribômetro pino-sobre-disco, seguindo alguns parâmetros da norma ASTM G99-05. Os resultados mostraram que há uma diferença de mecanismos de desgastes cada sistema tribológico. Mecanismo de desgaste abrasivo foi majoritário no par ferro fundido-pastilha e alumina-pastilha. No par quartzo amorfo-pastilha os mecanismos abrasivo e adesivo estavam compartilhados, porém no quartzo cristalino-pastilha, o mecanismo predominantemente foi adesivo. Os diferentes mecanismos de desgastes são avaliados e suas vantagens e desvantagens, para redução do fading, são discutidas. Após os experimentos foi avaliado e contatado diversas revistas técnicas da área, para submissão do estudo. A produção de um artigo com aspectos técnico-cientificos está em desenvolvimento. A importância do tema e dos resultados poderá trazer novas opções para o setor industrial automotivo.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

QUEIRÓZ, Giovane Geraldo Formigoni De; SILVA, Adilson Oliveira da; ARNT, Ângela Beatriz Coelho. ESTUDO DOS FENÔMENOS DE FRICÇÃO EM SISTEMAS DE FREIOS A DISCO VEICULARES UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS PARA PROMOVER O MECANISMO DE DESGASTE ADESIVO UTILIZANDO UM TRIBÔMETRO.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/279436-ESTUDO-DOS-FENOMENOS-DE-FRICCAO-EM-SISTEMAS-DE-FREIOS-A-DISCO-VEICULARES-UTILIZANDO-DIFERENTES-MATERIAIS-PARA-PRO. Acesso em: 12/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes