EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO)

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO)
Autores
  • Fred Maicon Dambros
  • Francine Costa de Bom
Modalidade
Extensão - Resumo em Andamento
Área temática
Ciências da Saúde - Educação Física
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/279297-efeitos-do-exercicio-fisico-para-criancas-e-adolescentes-com-tea-(transtorno-do-espectro-do-autismo)
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Autismo, obesidade, modelagem multinível, saúde mental, transtornos do desenvolvimento, psicometria,testes
Resumo
Este artigo tem como objetivo resumir o encaminhamento do projeto de pesquisa que irá verificar os efeitos de um programa de exercício físico em crianças e adolescentes portadoras do espectro do autismo, a partir de revisões bibliográficas atuais que apontam a efetividade do exercício no âmbito de habilidades motoras, sociais e comportamentais em indivíduos autistas. Para tal, vamos procurar analisar quais serão os efeitos da prática regular do treinamento funcional na qualidade de vida do indivíduo com o espectro do autismo. JUSTIFICATIVA O espectro do autismo vem sendo diagnosticado com maior frequência na população brasileira. Suas causas e consequências ainda merecem maior atenção e investigação. Revisões atuais (SRINIVASAN, PESCATELLO, E BHAT, 2014) indicam que, embora a ciência venha trazendo estudos que apontam a efetividade da prática de exercícios físicos para o indivíduo autista, são escassos os estudos com amostra relevantes (acima de 20), desenhos longitudinais e com presença de grupo controle. Os estudos com o espectro do autismo sob intervenção da prática de atividade física, apontam que os resultados são mais efetivos na melhoria das habilidades motoras, sociais e comportamentais de indivíduos autistas, se comparado com as pequenas melhorias no combate à obesidade. Ou seja, as alterações na composição corporal são pequenas (SRIVASAN, PESCATELLO, e BHAT, 2014). No entanto, um estudo de intervenção pré-pós recente (YE et al. 2019) desenvolvido na China, com 24 adolescentes com espectro moderado a grave, apontou uma diminuição significativa na massa gorda, além da melhoria efetiva no comportamento do espectro. A intervenção foi composta por caminhada de 4 km, seguida de uma sequência de saltos e lançamentos de avião de papel. A intervenção teve duração de 02 horas, e era praticada 03 vezes por semana. A necessidade de uma investigação com programas de exercício físico que possam trazer benefícios no comportamento do espectro do autista e na sua composição corporal, permitindo que sua qualidade de vida se mantenha em níveis saudáveis, se faz necessário, inclusive para que seja possível a continuidade da prática desse programa de exercícios para além da pesquisa aqui proposta, ou seja, para que eles possam tornar-se indivíduos com maior independência, ou ainda possibilitando maiores recursos para os seus cuidadores. Resultados Obtidos Este projeto contava com protocolos de exercícios físicos com prévio contato direto, sem a possibilidade do distanciamento social devido a Pandemia do novo Corona Vírus (Covid-19) não conseguimos realizá-lo, consequentemente sem resultados a serem mensurados.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DAMBROS, Fred Maicon; BOM, Francine Costa de. EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO).. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/279297-EFEITOS-DO-EXERCICIO-FISICO-PARA-CRIANCAS-E-ADOLESCENTES-COM-TEA-(TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-DO-AUTISMO). Acesso em: 01/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes