PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PRESCRIÇÃO, INDICAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS VINCULADOS À ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DE SUL CATARINENSE.

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PRESCRIÇÃO, INDICAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS VINCULADOS À ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DE SUL CATARINENSE.
Autores
  • Nicoly Leffa dos Santos
  • Maria Julia Vieira
  • Vanilde Citadini Zanette
  • Silvia dal Bó
  • Angela Erna Rossato
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Ciências Farmacêuticas
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/278854-plantas-medicinais-na-atencao-primaria-a-saude--prescricao-indicacao-e-percepcao-dos-profissionais-vinculados-a-
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Fitoterapia, Educação em Saúde, PNPICs
Resumo
O uso de plantas medicinais na arte de curar é uma forma de tratamento de origens muito antigas, relacionada aos primórdios da humanidade e fundamentada no acúmulo de informações por gerações. Ao longo dos séculos, produtos de origem vegetal constituíram as bases para tratamento de diferentes doenças (BONE; MILLS, 2013). O governo federal mediante políticas públicas, cursos de capacitação, materiais técnicos incentiva a inserção de planta medicinais na prática do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atenção básica (BRASIL; DA SAÚDE, 2018; BRASIL; MS, 2006). No entanto a inserção da Fitoterapia requer capacitação dos profissionais de saúde, para repasse de informações, em especial, dos efeitos colaterais, toxicidade e interação medicamentosas das plantas medicinais e Fitoterápicos, com atenção especial aos pacientes com doenças crônicas, aliado a crença que as plantas são naturais e isentas de risco (BARATA, 2008; BARNES; ANDERSON; PHILLIPSON, 2007). Os profissionais também devem estar cientes do mercado de produtos e extratos de origem vegetal irregulares que colocam em risco a saúde do usuário e em descrédito a Fitoterapia (PREMOLI et al., 2016). Objetivou-se através deste estudo, identificar as práticas prescritivas de profissionais e percepção da perspectiva da inserção da fitoterapia na atenção básica do município de Urussanga. Através de um estudo transversal, descritivo, mediante à entrevista com 105 profissionais que atuam na saúde pública. Entre os entrevistados, a maioria foram mulheres e em média 70% dos profissionais acreditam na eficácia das plantas. Citaram alguns fitoterápicos prescritos, entre eles foram Glycine max Merr. popularmente Isoflavona, indicado para sintomas de menopausa, o Plantago ovata Forss, para diminuição da absorção de gorduras e Monteverdia ilicifolia (Mart. ex Reissek) Biral (sin. Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek) para sinais de gastrite, ao todo foram citados 16 fitoterápicos, além de citarem 32 espécies medicinais que os profissionais indicam/aconselham para a população, destacando-se a Malva sylvestris e Matricaria recutita. Os profissionais desconhecem interações, efeitos colaterais e toxicidade, tendo dúvidas sobre os critérios de eficácia, qualidade e segurança dos fitoterápicos. Desta forma, a maioria gostariam de participar de capacitações que abrangem o tema, pois a maioria não recebeu nenhuma formação sobre plantas medicinais. Neste estudo, os profissionais estão sensibilizados e já vivenciam a Fitoterapia no dia-a-dia, para sua viabilização requer vontade do poder público para institucionaliza-la, iniciando pelas capacitações, através da implantação de rodas de conversas com conhecimentos populares e científicos com a comunidade do município.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Nicoly Leffa dos et al.. PLANTAS MEDICINAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PRESCRIÇÃO, INDICAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS VINCULADOS À ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DE SUL CATARINENSE... In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/278854-PLANTAS-MEDICINAIS-NA-ATENCAO-PRIMARIA-A-SAUDE--PRESCRICAO-INDICACAO-E-PERCEPCAO-DOS-PROFISSIONAIS-VINCULADOS-A-. Acesso em: 06/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes