EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À QUIMIOTERAPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À QUIMIOTERAPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Autores
  • Taynara Crescêncio Pizzetti
  • Paulo Henrique Pessoa Ghislandi
  • Carla Sasso Simon
  • Sarah Dagostin Ferraz
  • Rudielly Moraes Machado Marques
  • Ivan Rosso Zanevan
  • Maria Laura Rodrigues Uggioni
  • Tamy Colonetti
  • Maria Inês da Rosa
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências da Saúde - Psicologia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/277720-eficacia-do-treino-cognitivo-em-criancas-submetidas-a-quimioterapia--revisao-sistematica
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Treino Cognitivo, Câncer Infantil, Quimioterapia, Revisão sistemática.
Resumo
Introdução: A infância compreende o início do desenvolvimento humano. Espera-se que seja na infância que o sujeito expanda sua formação, socialização e aspectos cognitivos e psicomotores. Todavia também é na infância que podem ser diagnosticadas doenças capazes de suprimirem ou atrasarem o desenvolvimento global do sujeito. A incidência de câncer infantil é estimada em 14.500 novos casos no ano, com base nesta evidência, estudos investigaram tratamentos que diminuíssem os déficits, podendo ser medicamentoso ou cognitivo. O tratamento do câncer pode ser realizado com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, sendo este último um dos tratamentos mais utilizados. O treino cognitivo é considerado uma forma não farmacológica de intervenção e consiste em atividades programadas que buscam auxiliar no desenvolvimento neuropsicológico. Objetivo: Diante deste cenário, o presente trabalho visou, através de uma revisão sistemática da literatura, analisar os estudos científicos publicados, a fim de levantar os efeitos do treino cognitivo em crianças submetidas à quimioterapia. Metodologia: Foi desenvolvida uma estratégia de pesquisa usando os termos: ‘‘cancer children’’, ‘‘childhood cancer’’, ‘‘conignitive training’’, ‘‘cognitive traine’’ e “cognitive” que foram pesquisados nas principais bases de dados como MEDLINE, EMBASE, Scopus, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), Web of Science, IBECS, LILACS, resumos de congressos e literatura cinzenta em busca de estudos publicados até 2020. Resultados: Com as pesquisas nas bases de dados encontrou-se 241 artigos, realizando a leitura de títulos e resumos e excluindo 229 artigos, por não preencherem os critérios de inclusão. Ao final, foram incluídos sete estudos na revisão sistemática. A síntese qualitativa dos dados demonstrou que, além de estimular a cognição, o treino é capaz de expandir a socialização das crianças e fortalecer os vínculos com os pais e cuidadores. Conclusão: Assim o treino cognitivo é considerado uma intervenção positiva para crianças dentro do processo de quimioterapia. Palavras-chave: Treino Cognitivo, Câncer Infantil, Quimioterapia, Revisão sistemática. Fonte financiadora: Bolsa PIC-170
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIZZETTI, Taynara Crescêncio et al.. EFICÁCIA DO TREINO COGNITIVO EM CRIANÇAS SUBMETIDAS À QUIMIOTERAPIA: REVISÃO SISTEMÁTICA.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/277720-EFICACIA-DO-TREINO-COGNITIVO-EM-CRIANCAS-SUBMETIDAS-A-QUIMIOTERAPIA--REVISAO-SISTEMATICA. Acesso em: 06/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes