ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autores
  • João Pedro Fretta Pacheco
  • Ricardo Luiz De Bittencourt
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Pedagogia
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/276681-assessoramento-pedagogico-de-professores-na-educacao-superior
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Educação superior, docência universitária, assessoria universitária, pedagogia universitária, formação de professores
Resumo
As instituições públicas, privadas e comunitárias tem sido expandidas no Brasil para responder as demandas do mundo do trabalho, dentre as quais, a universitarização das profissões. Essa expansão se materializa fortemente com a modalidade EaD, principalmente no setor privado. Frente a esse cenário, surgem novos desafios para as instituições de educação superior como a formação de professores universitários. Muitos professores universitários iniciam suas atividades sem a devida preparação didático-pedagógica necessária. São profissionais liberais que não tiveram a oportunidade de aprenderem sobre os processos educativos ou que tiveram sua formação muito marcada pela pesquisa. Muitas universidades respondem a esses desafios buscando amparo teórico no campo da Pedagogia Universitária, que trata das questões acadêmicas no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Para o desenvolvimento profissional docente, as universidades também criaram assessorias pedagógicas, formadas por profissionais com experiência na área da educação para ajudar os professores recém-chegados a se apropriarem dos conhecimentos pedagógicos. Nessa perspectiva, esse estudo intencionou apresentar reflexões sobre as contribuições do assessoramento pedagógico para a formação do professor universitário. Utilizou-se o estudo bibliográfico, bem como uma pesquisa de campo com a aplicação de um questionário virtual, de caráter qualitativo com assessores pedagógicos que atuaram na Universidade do Extremo Sul Catarinense em diferentes temporalidades. Ao analisar o perfil dos sujeitos pesquisados, observou-se uma diversidade de formação dos assessores como um interessante aspecto. É um grupo plural tanto considerando as experiências docentes quanto de formação, tendo em vista que os assessores possuem formações em diversas áreas, não somente em educação. Apesar das dificuldades relatadas pelos assessores, sobretudo na resistência dos professores ao trabalho junto dos assessores, percebeu-se que por meio do diálogo reflexivo, aberto e democrático sobre a prática pedagógica e metodológica empregada pelos docentes, pode transformar a universidade em um território de aprendizagens, de compartilhamentos de experiências e conhecimentos, contribuindo para a formação integral dos alunos. Ao término da pesquisa se evidencia a importância da assessoria na formação do professor universitário, tanto em início de carreira como também para aqueles que desejam revisitar suas práticas pedagógicas.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PACHECO, João Pedro Fretta; BITTENCOURT, Ricardo Luiz De. ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/276681-ASSESSORAMENTO-PEDAGOGICO-DE-PROFESSORES-NA-EDUCACAO-SUPERIOR. Acesso em: 19/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes