ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES DO CONCEITO DE ÂNGULO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES DO CONCEITO DE ÂNGULO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Autores
  • Sinara Priscila Soratto Ignacio
  • Ademir Damazio
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Matemática
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/275566-estudo-das-manifestacoes-do-conceito-de-angulo-na-perspectiva-do-ensino-desenvolvimental
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Geometria, Teoria Histórico-Cultural, Organização do ensino, Matemática.
Resumo
A presente pesquisa trata do conceito de ângulo na perspectiva do Ensino Desenvolvimental, tendo como referência as tarefas de estudo contidas em livros didáticos que adotam o sistema de ensino Elkonin-Davydov. Esse modo de organizar o ensino tem como base a teoria Histórico-Cultural, que tem como finalidade a apropriação teórica dos conceitos, pelos estudantes. A pesquisa orientou-se pela seguinte questão: De que modo se manifesta o conceito teórico de ângulo nas tarefas particulares, em livros didáticos orientados pela perspectiva do Ensino Desenvolvimental? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem como base de análise os livros didáticos russos (DAVYDOV; GORBOV; MIKULINA, 2011a, 2011b e DAVYDOV et al., 2009, 2012), do primeiro ao quarto ano. Em cada ano, a referência de análise foi a especificidade e as características pertinentes ao sistema conceitual de ângulo. Centrou-se em três tipos de tarefas que: 1) apresentavam os conceitos introdutórios, 2) definiam conceitualmente o ângulo, 3) havia a necessidade deste conceito para resolução. No processo de análise, revelou-se que as tarefas introdutórias surgem no primeiro ano escolar, apresentadas em formas geométricas planas, ainda não definidas. Segue para elementos da geometria que constituem o conceito de ângulo: ponto, segmento e linhas segmentadas. No segundo ano, aparece o conceito de raio, como um segmento definido a partir de um ponto, que divide uma reta em duas partes. Nas tarefas pertinentes a este conceito, são apresentadas figuras com a formação de raios a partir de um ponto comum. Isso se constitui em indícios para formação do ângulo, como sendo a parte do plano entre raios. Os seus elementos – lados e vértices – são explorados nas tarefas em que há a verificação de pontos que pertencem ou não ao ângulo, e ocorre a comparação entre ângulos para verificar qual o maior, menor ou igual. É apresentado o esquadro como um instrumento para medir e determinar o ângulo reto. Também, surge a classificação de ângulos: agudo e obtuso. Além disso, ocorre o estudo do conceito de ângulo no contexto de polígonos e a relação entre a quantidade de vértices e de ângulos, que determinam a nomenclatura dos polígonos. No terceiro ano, as tarefas tratam de outras classificações de ângulos: raso, suplementares, e opostos. E, ainda, introduz a unidade de medida, o grau, bem como o instrumento de medida: o transferidor. As tarefas no quarto ano exploram os conceitos de ângulo estudados nos anos anteriores. O estudo mostra que a organização das tarefas, no ensino desenvolvimental, proporciona a apropriação do conceito teórico de ângulo, por parte dos estudantes. Para tanto, elas têm como referência que movimenta o pensamento teórico a relação entre grandezas, considerada como objeto de todos os conceitos matemáticos. Outra conclusão é que o conceito de ângulo – nessa perspectiva teórica, apresentado desde o primeiro ano escolar – tem como elementos conceituais da relação essencial: ponto, segmento e raio.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

IGNACIO, Sinara Priscila Soratto; DAMAZIO, Ademir. ESTUDO DAS MANIFESTAÇÕES DO CONCEITO DE ÂNGULO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/275566-ESTUDO-DAS-MANIFESTACOES-DO-CONCEITO-DE-ANGULO-NA-PERSPECTIVA-DO-ENSINO-DESENVOLVIMENTAL. Acesso em: 13/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes