A CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
A CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI
Autores
  • Kaciely da Silva Martins
  • Zélia Medeiros Silveira
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Humanidades, Ciências e Educação - Educação
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/274501-a-concepcao-de-deficiencia-na-psicologia-historico-cultural-de-vigotski
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Deficiência, modelo médico e social, Psicologia histórico-cultural, compensação.
Resumo
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada pelo PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) regulamentada pelo edital n° 234/2019 com início em agosto de 2019 e término em julho de 2020. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em livros, periódicos, dissertações e teses sobre o tema. Os resultados das pesquisas evidenciaram que as discussões sobre a inclusão da pessoa com deficiência no meio social é um dos temas bastantes discutidos no atual cenário, especialmente na escola. Sobre isso foram constituídos diversos documentos legais, sendo o Brasil um dos países que possui as leis mais elaboradas sobre o tema. Contudo, a compreensão sobre a deficiência ainda está pautada na patologização, amparada pelos argumentos do modelo médico que a concebe como fratura e lesão. Em contrapartida, o modelo social desconecta a ideia de deficiência como lesão, que é algo objetivo e a compreende como uma “experiência”, rompendo com os padrões estabelecidos sobre o “normal” e o “patológico”. Desse modo, o trabalho que se apresenta pretende discutir a concepção de deficiência da psicologia histórico-cultural de Vigotski, amparada no modelo social, apontando suas aproximações e distanciamentos em relação as concepções tradicionais. Para a psicologia histórico-cultural de Vigotski (1983), a deficiência é compreendida nas suas possibilidades e enfatiza a ideia de compensação, em que os órgãos da pessoa com deficiência realizam esforços para suprir o déficit do órgão comprometido, desde que o contexto social lhe possibilite as mediações necessárias. Para o autor, a compensação não é apenas de caráter biológico, logo, não acontece com todas as pessoas com deficiência, pois é dependente do meio social em que o sujeito está inserido, que poderá impulsionar ou não a compensação. Essa forma de pensar ressignifica o papel da educação e, sobretudo a função da escola. É urgente que a concepção de educação inclusiva seja discutida neste cenário, apontando a necessidade da ressignificação das práticas sociais estabelecidas, as concepções que permeiam as ações educativas propostas tanto nos documentos legais quanto nas orientações pedagógicas presentes nos discursos e documentos educativos.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINS, Kaciely da Silva; SILVEIRA, Zélia Medeiros. A CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/274501-A-CONCEPCAO-DE-DEFICIENCIA-NA-PSICOLOGIA-HISTORICO-CULTURAL-DE-VIGOTSKI. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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