TRANSPORTE AÉREO E A FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO CATARINENSE

Publicado em 24/03/2021 - ISSN: 2237-8073

Título do Trabalho
TRANSPORTE AÉREO E A FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO CATARINENSE
Autores
  • Yuri Damasio
  • Alcides Goularti Filho
Modalidade
Pesquisa - Resumo Concluído
Área temática
Ciências Sociais Aplicadas - Ciências Econômicas
Data de Publicação
24/03/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sct2020/273534-transporte-aereo-e-a-formacao-do-sistema-economico-catarinense
ISSN
2237-8073
Palavras-Chave
Aviação, economia regional, história econômica, Santa Catarina
Resumo
A aviação comercial brasileira iniciou com a entrada em operação da Syndicato Condor, em 01 de junho de 1927, com a linha Rio de Janeiro a Porto Alegre, com escalas em Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Florianópolis. Durante o período que manteve suas atividades, a Condor alterou algumas escalas em Santa Catarina, com a inclusão de Laguna, Blumenau, Itajaí e Joinville. Com a sua nacionalização, em agosto de 1942, e a formação da Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, a nova companhia manteve as escalas em Santa Catarina, até sua extinção, em 1993. Realizando apenas o serviço de correio aéreo, a Compagnie Générale Aéropostale, cobriu todo litoral brasileiro, numa longa viagem entre os três continentes (Europa, África e América), realizando pouso em Florianópolis entre 1928 e 1941. A segunda companhia a fazer escalas comerciais em Santa Catarina foi a estadunidense NYRBA do Brasil, que fez seu primeiro pouso em Florianópolis em 08 de janeiro de 1930, numa longa rota entre Miami e Buenos Aires. Em agosto do mesmo ano a NYBRA foi adquirida pela Pan American Airways, e transformou sua subsidiária no Brasil em Panair do Brasil, com voos internacionais. A Panair manteve em Santa Catarina apenas a escala em Florianópolis, até 1965, quando foi decretada sua falência forçada. Em 1934, as cidades de Blumenau, Joinville, Itajaí e Florianópolis passou a ser ponto de escala da empresa paranaense Aerolloyd Iguassu, que operou até outubro de 1939, quando foi adquirida pela VASP. A VASP, encerrou suas operações em Santa Catarina em 1942, retornando apenas em junho de 1964. A VARIG inaugurou seus serviços no Estado em janeiro de 1946, com escala apenas em Florianópolis na rota entre Porto Alegre e Curitiba, mas em seguida ampliou para Joinville, Itajaí e Araranguá. Outra grande empresa o fazer escalas em Santa Catarina foi a Real Transportes Aéreos, que em junho de 1947, fez sua primeira aterrissagem em Florianópolis, no entanto manteve seus serviços por apenas um ano. Por fim, na mesma época em que estava sendo nascendo uma aviação catarinense, a efêmera Transportes Aéreos Bandeirantes Ltda, entre abril de 1948 e setembro de 1949, realizava voos partindo do Rio de Janeiro em direção a Santa Catarina com escalas em Paraty, Santos, Cananeia, Paranaguá, São Francisco do Sul, Itajaí, Florianópolis e Araranguá. O objetivo consiste em contextualizar a trajetória dos transportes aéreos em Santa Catarina, traçando a formação do sistema regional de economia. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental, as principias fontes utilizadas serão jornais, relatórios de secretarias e ministérios, legislações, anuários estatísticos, boletins informativos e relatórios de atividades empresariais.
Título do Evento
XI Semana de Ciência e Tecnologia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DAMASIO, Yuri; FILHO, Alcides Goularti. TRANSPORTE AÉREO E A FORMAÇÃO DO SISTEMA ECONÔMICO CATARINENSE.. In: Anais da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Anais...Criciúma(SC) UNESC, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sct2020/273534-TRANSPORTE-AEREO-E-A-FORMACAO-DO-SISTEMA-ECONOMICO-CATARINENSE. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

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