A UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Publicado em 15/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
A UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Autores
  • Carlos Eduardo de Faria Cardoso
  • Talita Lelis Berti
  • Catia Stumpf
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Geral
Data de Publicação
15/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sc_fase/195001-a-utilizacao-do-guia-alimentar-para-a-populacao-brasileira-como-instrumento-de-educacao-alimentar-e-nutricional
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Guia Alimentar; Educação Nutricional;
Resumo
A transição nutricional pelo qual a população brasileira está passando é um dos reflexos da industrialização, com consequências negativas no padrão alimentar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, todos os países devem ter estabelecidos, políticas públicas voltadas à área de alimentação e Nutrição, bem como desenvolver estratégias e ferramentas que disseminem as informações acerca da temática, levando em consideração especificidades e características da população. Os Guias Alimentares são uma dessas estratégias onde são definidas diretrizes alimentares na forma de orientações para uma determinada população, de acordo com a realidade local, incentivando à adoção de práticas alimentares saudáveis, em uma linguagem acessível, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas aos hábitos alimentares. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estabelecer estratégias de educação alimentar e nutricional para divulgação das orientações da atual edição do Guia Alimentar Brasileiro. Foram planejadas e implementadas atividades de educação nutricional, resultantes de atividades integradas das disciplinas Educação Nutricional e Nutrição e Saúde Pública realizadas pelo sexto período do curso de Nutrição, no primeiro semestre de 2019. A atividade foi planejada com base em 4 capítulos do Guia Alimentar Brasileiro e implementada para dois públicos diferentes. A primeira atividade foi desenvolvida em uma escola, por meio de um circuito, onde foram apresentados por quatro grupos de acadêmicos de forma lúdica, os capítulos do Guia Alimentar. Foi realizada análise sensorial, desafios e dinâmicas utilizando figuras e jogos. A atividade foi realizada no espaço físico da escola, com alunos do ensino médio, com duração de 2 horas. A segunda atividade foi desenvolvida com funcionários de uma instituição de ensino superior (IES) do município de Petrópolis,RJ, como parte das atividades de promoção da saúde. A atividade educativa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira com enfoque na apresentação do conteúdo do guia, mais precisamente sobre os “10 passos para uma alimentação saudável” sob o formato de vídeo. Em seguida, foram expostas figuras variadas de alimentos de todos os grupos alimentares, para que os participantes pudessem montar uma “marmita” saudável, avaliando o conhecimento adquirido na etapa anterior. Foi possível vivenciar os diversos desafios relacionados à disseminação de práticas em alimentação e nutrição, para promoção da saúde nas duas atividades. Considerando separadamente os grupos, a atividade na escola representou uma forte influência para mudança de hábitos alimentares e importante prática para disseminação de recomendações do guia alimentar, pois muitos alunos não o conheciam. A partir da interação dos alunos durante a atividade foi possível notar ao final maior motivação para aumento do consumo de frutas e verduras e redução da ingestão de alimentos ultraprocessados. De forma similar, no grupo de funcionários do ambiente acadêmico, foi possível observar que compreenderam as recomendações nutricionais e sobre como o consumo de alimentos ultraprocessados pode representar riscos à saúde, embora isso não tenha refletido na intenção de mudança dos hábitos alimentares, avaliado na atividade final, onde a intenção de consumo de ultraprocessados se manteve com as escolhas dos alimentos do grupo para compor a marmita. É necessário o desenvolvimento de mais práticas educativas sobre o tema, por ser ainda um tema pouco explorado no ambiente educacional. Criando uma reflexão sobre o papel da alimentação como um ato cotidiano, a atividade realizada, se mostrou efetiva em ampliar o conhecimento dos indivíduos, de diferentes contextos e idades acerca das recomendações estabelecidas na nova edição do guia alimentar brasileiro. Os resultados observados sugerem que atividades educativas com caráter lúdico podem ser efetivas na disseminação das orientações nutricionais do guia alimentar.
Título do Evento
Semana Científica FMP/FASE
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARDOSO, Carlos Eduardo de Faria; BERTI, Talita Lelis; STUMPF, Catia. A UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SC_FASE/195001-A-UTILIZACAO-DO-GUIA-ALIMENTAR-PARA-A-POPULACAO-BRASILEIRA-COMO-INSTRUMENTO-DE-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL. Acesso em: 24/06/2025

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