UTILIZAÇÃO DO ACESSO CORONAL PARA REALIZAÇÃO DE OSTEOTOMIA DO TIPO LE FORT III NO TRATAMENTO DE DEFORMIDADE FACIAL GRAVE.

Publicado em 15/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
UTILIZAÇÃO DO ACESSO CORONAL PARA REALIZAÇÃO DE OSTEOTOMIA DO TIPO LE FORT III NO TRATAMENTO DE DEFORMIDADE FACIAL GRAVE.
Autores
  • Daniel Silva de Oliveira
  • Isabela Caroline Martins Leite
  • Amanda Gratsch Gifford
  • Taiane de Jesus Santiago
  • Lorena Esteves Corrêa
  • Bruno Santos de Barros Dias
  • Rodrigo Lopes de Lima
Modalidade
Relatos de Caso
Área temática
Geral
Data de Publicação
15/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sc_fase/194860-utilizacao-do-acesso-coronal-para-realizacao-de-osteotomia-do-tipo-le-fort-iii-no-tratamento-de-deformidade-facia
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Le Fort III, Acesso coronal, osteotomia, abordagem cirúrgica coronal
Resumo
O sucesso de uma cirurgia realizada no esqueleto facial depende de um acesso cirúrgico adequado. A seleção do local da incisão nas cirurgias, de uma forma geral, visa prover o acesso mais direto possível ao osso subjacente. Na face, no entanto, o principal critério para seleção do local da incisão é a estética. O motivo é claro, a face expõe qualquer cicatriz resultado de um acesso cirúrgico prévio. Desta forma, é necessário posicionar o acesso em áreas onde a presença da cicatriz não vai gerar um problema estético para o paciente. A abordagem cirúrgica coronal fornece um excelente acesso aos ossos da porção superior e média da face até o arco zigomático. É uma técnica versátil pois fornece excelente acesso para estas áreas com mínimas complicações. A principal vantagem deste acesso é que a maioria das cicatrizes cirúrgicas são escondidas por pelos do couro cabeludo. Quando a incisão tem extensão a área pré-auricular, a cicatriz cirúrgica é discreta. O objetivo do presente trabalho é descrever, através do relato de um caso clínico, a técnica cirúrgica do acesso coronal, destacando a anatomia relacionada, os princípios cirúrgicos e as vantagens e desvantagens. Caso Clínico: Paciente do gênero masculino, 10 anos de idade, diagnosticado com a Síndrome de Crouzon. Ao exame clínico apresentava hipoplasia grave do terço médio facial, proptose ocular, má-oclusão classe III. Foi submetido a osteotomia do tipo Le Fort III da face, onde foi utilizado o acesso coronal para realização da cirurgia. O retalho coronal propiciou excelente acesso aos ossos subjacentes, forneceu um ótimo campo operatório. Não ocorreu complicações trans e pós operatórias e a cicatriz ficou escondida no couro cabeludo do paciente, sem repercussão estética negativa.
Título do Evento
Semana Científica FMP/FASE
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Daniel Silva de et al.. UTILIZAÇÃO DO ACESSO CORONAL PARA REALIZAÇÃO DE OSTEOTOMIA DO TIPO LE FORT III NO TRATAMENTO DE DEFORMIDADE FACIAL GRAVE... In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SC_FASE/194860-UTILIZACAO-DO-ACESSO-CORONAL-PARA-REALIZACAO-DE-OSTEOTOMIA-DO-TIPO-LE-FORT-III-NO-TRATAMENTO-DE-DEFORMIDADE-FACIA. Acesso em: 17/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes