APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – CORRELAÇÃO FISIOLÓGICA, CLÍNICA E CIRÚRGICA COM ESTRUTURAS ENCONTRADAS EM UMA PRÁTICA DE DISSECÇÃO

Publicado em 15/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – CORRELAÇÃO FISIOLÓGICA, CLÍNICA E CIRÚRGICA COM ESTRUTURAS ENCONTRADAS EM UMA PRÁTICA DE DISSECÇÃO
Autores
  • Geraldo Julio Pitzer Santos
  • Cristiana Rangel dos Santos
  • Gabrielle Pinheiro Gomes
  • Ana Clara De Oliveira Barros Queiroz
  • Eduarda Pereira Domicioli Soares
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Geral
Data de Publicação
15/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sc_fase/194746-aprendendo-uma-anatomia-significativa--correlacao-fisiologica-clinica-e-cirurgica-com-estruturas-encontradas-em
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Anatomia, fisiologia, correlação, clínica, cirurgia, dissecção, compreensão, nervo, laríngeo recorrente
Resumo
O ciclo básico do curso de medicina é conhecido por apresentar extenso conteúdo, muitas das vezes enfatizando o eixo morfofuncional do corpo humano. O conteúdo da Anatomia merece destaque em decorrência da sua complexidade, visto como desafiante pelos alunos. Portanto, faz-se necessária a elaboração de um plano de ensino coeso e uma organização de estratégias pedagógicas que evidenciem significado e importância do conteúdo trabalhado, em lugar de uma extenuante memorização de diversas estruturas, que está fadada ao fracasso e a frustração do estudante já nos primeiros períodos. A dissecção é uma das técnicas pedagógicas eficientes, pois utiliza-se de várias formas de aprendizagem, como a visual, sinestésica, interpessoal, entre outras. Colaborando, não com a memorização do aluno, mas com seu crescimento intelectual e técnico. Durante essa prática, os alunos são orientados a realizar abordagens das estruturas encontradas, correlacionando-as com artigos científicos que demonstrem a relevância dos achados e sua aplicação em cenário clínico e cirúrgico. Nessa etapa do processo, um grupo de estudantes realizou a disseção da cavidade torácica e do mediastino, encontrando bilateralmente no cadáver uma estrutura nervosa que foi identificada como sendo o nervo laríngeo recorrente. Tal achado é tecnicamente complexo, dada a sua fragilidade, sendo esse um importante ramo de um nervo craniano. A diferença no trajeto destes nervos em ambos os lados e sua relação com diversas estruturas da região, como o arco da aorta, à esquerda e o tronco braquiocefálico, à direita chamou a atenção dos alunos. A partir deste questionamento, o grupo foi orientado a realizar o registro fotográfico das etapas da dissecção e uma pesquisa bibliográfica sobre a estrutura. Tal estratégia permitiu ao grupo a compreensão do funcionamento desta estrutura e correlaciona-la a alterações orgânicas, como doenças que podem comprometer este nervo, principalmente oriundas de transtornos vasculares ou inadvertidamente causadas por lesão iatrogênica em intervenções cirúrgicas no mediastino ou na região cervical. Os estudantes puderam compreender os sinais e sintomas que seriam observados na laceração do nervo estudado, dada a sua função de inervar os músculos da laringe, responsáveis pela alteração na abertura da glote e mecanismo de fonação. Puderam, por fim, expor as etapas da dissecção e o inventário fotográfico das estruturas, correlacionando com os achados na literatura e permitindo que seus colegas também partilhassem deste conhecimento. Pelo exposto acima acreditamos que a dissecção aproxima os alunos do estudo da morfofuncionalidade das estruturas, no lugar de uma simples memorização do conteúdo. A pesquisa bibliográfica pelos alunos possibilita o exercício científico e investigativo, embasado em um achado visual, não hipotético, estimulando os estudantes nessa etapa do processo. A oportunidade de apresentar seus achados para seus colegas e professores empodera o aluno, permite o reconhecimento da sua ação e possibilita a discussão entre os professores, que possuem experiência em áreas diferentes. Os alunos e os docentes vivenciam esta experiência em um contexto clínico e cirúrgico e participam ativamente da discussão, o que é imensamente estimulante, pois ambas as partes aprendem. Por fim, acreditamos que a dissecção favorece a formação de um raciocínio integrado, relevante para que o aluno compreenda a importância do questionar o que se é observado e principalmente, despertar o interesse no funcionamento das estruturas que compõem o tão complexo organismo humano. Sendo assim, contribuindo e caminhando lado a lado com as diretrizes curriculares do curso de medicina, que recomendam a elaboração de um conteúdo integrado e direcionado às necessidades para a formação de um médico generalista.
Título do Evento
Semana Científica FMP/FASE
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Geraldo Julio Pitzer et al.. APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – CORRELAÇÃO FISIOLÓGICA, CLÍNICA E CIRÚRGICA COM ESTRUTURAS ENCONTRADAS EM UMA PRÁTICA DE DISSECÇÃO.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SC_FASE/194746-APRENDENDO-UMA-ANATOMIA-SIGNIFICATIVA--CORRELACAO-FISIOLOGICA-CLINICA-E-CIRURGICA-COM-ESTRUTURAS-ENCONTRADAS-EM. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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