APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – ANÁLISE DA ATIVIDADE PRÁTICA DE DISSECÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DO SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA

Publicado em 15/12/2020 - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – ANÁLISE DA ATIVIDADE PRÁTICA DE DISSECÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DO SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA
Autores
  • Clarice de Castro Carvalho
  • Ana flávia francisca de freitas
  • Anna Julia Ciarlini
  • Ana Heloisa Nascimento Beserra
  • Jeferson Evangelista
  • Geraldo Julio Pitzer Santos
Modalidade
Práticas Educativas Inovadoras
Área temática
Geral
Data de Publicação
15/12/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sc_fase/194102-aprendendo-uma-anatomia-significativa--analise-da-atividade-pratica-de-disseccao-entre-alunos-e-professores-do-s
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
anatomia, pulmão, vicariante, dissecção
Resumo
A disciplina de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina de Petrópolis está em constante adaptação para trazer relevância ao conteúdo trabalhado em ambientes de sala de aula (atividades predominantemente teóricas) e atividades no laboratório (atividades práticas supervisionadas). Desta forma, faz-se importante a aproximação dos discentes para situações onde se identifica a significância do conteúdo morfológico para a futura correta interpretação das situações encontradas em outros cenários. Durante a etapa final do curso de anatomia, os alunos são orientados a realizar dissecção de estruturas para melhor compreender a relação entre os órgãos e os tecidos, assim como melhorar a interpretação topográfica entre os diferentes tecidos encontrados. Dentro do currículo regular, contemplando o plano de ensino e o programa, os alunos são divididos em grupos e selecionados para realizar a dissecção por planos e segmentos em uma determinada região do corpo humano. Em uma das disseções, durante à abordagem da cavidade torácica, os alunos se depararam com diversas variações anatômicas que chamaram a atenção não só dos seus colegas, mas principalmente dos seus professores-orientadores. Após realizarem a abertura da parede torácica, observaram em metade do tórax um pulmão com aumento de seu tamanho, seu equivalente contralateral bastante atrofiado, notando alteração das estruturas mediastinais e desvio significativo de tecidos localizados no interior da cavidade. A prática de dissecção prosseguiu sob supervisão dos professores e os alunos compreenderam que se tratava de um caso de variação anatômica. Foram orientados a realizar pesquisa sobre os achados anormais da dissecção prática, registro fotográfico das alterações e pesquisa bibliográfica. Após avaliarem os achados na literatura, concluíram que estavam diante de uma condição anormal que se denomina Pulmão Vicariante. Tal condição clínica anátomo-patológica permitiu aos alunos o estudo sistemático desta anomalia e, ao observarem as alterações anatômicas, correlacionar com as prováveis alterações fisiológicas e histológicas que levariam a repercussões no funcionamento do sistema respiratório, digestivo, neurológico e cardiovascular. Desta forma, o conteúdo de anatomia foi integrado ao campo da histologia e da fisiologia, trazendo mais relevância para a compreensão dos achados na prática. Ao término do processo, os alunos realizaram uma breve exposição do segmento torácico dissecado, por meio de tecnologia áudio-visual, expondo fotografias demonstrando os achados e correlacionando com artigos científicos encontrados durante a pesquisa prévia. Exercitaram o trabalho em grupo e a cronologia na exposição dos achados, sempre relacionados com a localização anatômica e com as estruturas adjacentes encontradas. Tal prática possibilitou ainda a comparação dos achados da dissecção (dentro da normalidade ou variações anatômicas) com os achados dos demais grupos de alunos (que estavam trabalhando no mesmo segmento – tórax e mediastino - de corpos diferentes durante as atividades práticas). Todos os alunos puderam observar e compartilhar suas descobertas. Após a atividade e a avaliação do professor responsável, os alunos foram questionados sobre a relevância do processo. O Grupo foi unânime em afirmar que o aprendizado foi significativo, uma vez que puderam ver claramente a correlação entre as estruturas encontradas e o significado clínico de tais alterações, facilitando não só a memorização das estruturas, mas o funcionamento das mesmas. Desta forma, observamos que o ensino da anatomia precisa estar vinculado a situações onde os alunos possam ver relevância no conteúdo, facilitando a compreensão do funcionamento das estruturas e auxiliando no aprendizado de outros cenários do ciclo básico como a fisiologia. Visa também preparar os estudantes para chegarem no ciclo clínico com uma experiência mais útil para o enfrentamento de condições reais de atendimento de pacientes, na clínica ou cirurgia.
Título do Evento
Semana Científica FMP/FASE
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CARVALHO, Clarice de Castro et al.. APRENDENDO UMA ANATOMIA SIGNIFICATIVA – ANÁLISE DA ATIVIDADE PRÁTICA DE DISSECÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES DO SEGUNDO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA.. In: Anais da Semana Científica. Anais...Petrópolis(RJ) Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SC_FASE/194102-APRENDENDO-UMA-ANATOMIA-SIGNIFICATIVA--ANALISE-DA-ATIVIDADE-PRATICA-DE-DISSECCAO-ENTRE-ALUNOS-E-PROFESSORES-DO-S. Acesso em: 21/05/2025

Trabalho

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