PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E NEOLIBERALISMO ESCOLAR: O MITO DA “EDUCAÇÃO INOVADORA”

Publicado em 26/09/2021 - ISBN: 978-65-5941-340-9

Título do Trabalho
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E NEOLIBERALISMO ESCOLAR: O MITO DA “EDUCAÇÃO INOVADORA”
Autores
  • Giuliana Volfzon Mordente
Modalidade
Comunicação Oral
Área temática
GT 29 | Psicologia, Subjetivação e Neoliberalismo
Data de Publicação
26/09/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sbpp/380546-processos-de-subjetivacao-e-neoliberalismo-escolar--o-mito-da-educacao-inovadora
ISBN
978-65-5941-340-9
Palavras-Chave
neoliberalismo; educação; inovação; subjetivação; psicologia social
Resumo
Giuliana Volfzon Mordente Universidade Federal do Rio de Janeiro O movimento de “educação inovadora” se destaca como uma rede de diversas entidades que trabalham com novas abordagens de educação e com mudanças de metodologias, objetivos e recursos educativos. Este movimento é marcado pelo neoliberalismo escolar, um modelo pautado pela racionalidade do capital, que considera a educação um bem privado - um serviço prestado às empresas - sujeito à lógica econômica. Frente ao crescimento exponencial de grandes conglomerados educacionais no Brasil hoje, observamos a consolidação da educação enquanto fator de atração de capital, um mercado promissor para fundações e institutos de grandes empresários. No mais, a incorporação das lógicas da economia sobre a pedagogia produz uma escola pautada em produtividade, competitividade e eficiência, visando maximizar indivíduos concebidos como “microempresas” e “empreendedores de si”. Para além do lucro através das mensalidades, trata-se de investimento em produção de subjetividade por meio de um controle micropolítico, isto é, dominação da produção desses sujeitos. Este trabalho objetiva problematizar os discursos neoliberais dominantes que anunciam a política de inovação escolar apenas como uma “modernização neutra” que tornará a escola mais eficiente, recusando a dimensão ideológica e política dessa estratégia. Enquanto objetivo específico, problematizamos os processos de captura e sobrecodificação capitalística de metodologias de ensino progressistas, afirmando que mudar os métodos de ensino não é o suficiente para mudar a dimensão ético-política da educação. As propostas de “educação inovadora” atuam por meio de processos de sobrecodificação capitalística: capturam e esvaziam metodologias progressistas e democráticas, recodificando e reordenado segundo os códigos dominantes, descoladas de seu caráter emancipador. Aulas em roda, inteligência socioemocional, pedagogia por projetos são exemplos de metodologias historicamente oriundas de uma educação progressista, reduzidas para atender às novas demandas do capital. Sem qualquer perspectiva de transformação estrutural, seguem reproduzindo efeitos de dominação e manutenção do sistema social. Como podemos diferenciar uma educação democrática, crítica e libertadora de uma educação neoliberal, em tempos em que tudo parece o mesmo? Frente a atualização desta política de controle subjetivo, defende-se uma educação democrática como ferramenta no combate à produção neoliberal de corpos e subjetividades. Uma educação que convoque uma análise crítica das realidades sociais e que buque transformação social a partir da participação coletiva de novos agentes, desconstruindo formas hierárquicas de poder e privilégios. Ao fortalecer o encontro da psicologia com a educação, nos questionamos sobre qual projeto político de escola queremos e como podemos permanecer nesse intenso movimento de disputas de narrativas. Para esta investigação, como metodologia de pesquisa, foi feita pesquisa bibliográfica pautada nos referenciais teóricos de Guattari e Deleuze, Christian Laval e Paulo Freire; e um levantamento de informações de sites e redes sociais de conglomerados educacionais brasileiros.
Título do Evento
XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política | Ofensivas anti-democráticas, colonialidade, experiências de subjetivação política e a crise da democracia no Brasil
Título dos Anais do Evento
Anais do XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORDENTE, Giuliana Volfzon. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E NEOLIBERALISMO ESCOLAR: O MITO DA “EDUCAÇÃO INOVADORA”.. In: Anais do XI Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. Anais...Belo Horizonte(MG) Online, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sbpp/380546-PROCESSOS-DE-SUBJETIVACAO-E-NEOLIBERALISMO-ESCOLAR--O-MITO-DA-EDUCACAO-INOVADORA. Acesso em: 02/08/2025

Trabalho

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