USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CENÁRIO DE APRENDIZADO DA VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 15/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-450-6

DOI
10.29327/saudeedemocracia.546185  
Título do Trabalho
USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CENÁRIO DE APRENDIZADO DA VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Juliana Maria de Paula Avelar
  • Mariangela Carletti QueluZ
  • Daniela S L Borim
  • Danubia Cristina de Paula
  • Larissa Horta Esper
Modalidade
Trabalho científico - "VÍDEO- POSTER"
Área temática
Saúde coletiva Ibero-Americana: experiências e aprendizagens em educação em saúde.
Data de Publicação
15/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/saudeedemocracia/546185-uso-da-simulacao-realistica-no-cenario-de-aprendizado-da-visita-domiciliar--relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-450-6
Palavras-Chave
Treinamento por Simulação, Educação Médica, Visita Domiciliar, Atenção Primária à Saúde, Estudantes de Medicina.
Resumo
Introdução: As estratégias de simulação têm crescido no âmbito das metodologias de aprendizagem, levando-se em consideração o desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas (ARAÚJO; DUARTE; MAGRO, 2018). A simulação realística em cursos da saúde favorece a formação e capacitação profissional, aprendizado de habilidades, tomada de decisões, liderança, redução de erros e eventos adversos. A visita domiciliar é uma importante tecnologia no cuidado à saúde, e é uma prática inserida no sistema de saúde do país, necessitando de profissionais capacitados (HERMANN et al., 2017). No ensino médico, novos contextos têm sido utilizados e enfatizados, entre eles, a visita domiciliar, que para ser efetivada é necessário o desenvolvimento de habilidade de comunicação e identificação das necessidades de saúde do indivíduo e comunidade. Sabe-se que tais habilidades são competências que o estudante de medicina deve desenvolver ao longo da formação, conforme apontado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Objetivo: Descrever o uso da simulação realística como estratégia de ensino no desenvolvimento de competências do estudante do primeiro período do curso de medicina para a visita domiciliar. Relato de experiência: A atividade de simulação foi realizada durante a disciplina de Saúde da Família I, com 42 estudantes do primeiro período do curso de medicina do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, antes da visita domiciliar em campo de estágio. Foi oferecido aos estudantes, material de apoio para estudo prévio. Foi construído um cenário onde residia uma gestante de 15 anos que morava com a mãe e dois irmãos menores, e que não compareceu à última consulta de pré natal e apresentava resistência à visita domiciliar. Para a construção do cenário no laboratório de simulação, foram utilizados móveis domésticos, atores e transmissão de vídeo para embasar o debriefing com os estudantes que não participaram ativamente do cenário. O objetivo do cenário foi desenvolver habilidade de comunicação e estabelecimento de vínculo entre paciente e unidade de saúde. Após a finalização do cenário, foi realizado o debriefing. Resultados: antes e após o cenário, os sentimentos, pontos fortes e oportunidades de melhorias foram discutidos. Antes da simulação do cenário, os estudantes relataram sentir medo, ansiedade, insegurança e nervosismo. Após a simulação do cenário, os estudantes relataram sentimentos amenos e auto confiança para a visita domiciliar em campo de estágio. Como pontos fortes, relataram o uso de perguntas norteadoras, por meio de um roteiro. Como oportunidades de melhoria, apontaram o empenho no estabelecimento de vínculo e a comunicação para identificar necessidades de saúde. O roteiro norteador apareceu também como fator dificultador da interação, pois os estudantes ficaram limitados às perguntas do questionário. Os estudantes avaliaram a estratégia de ensino de forma positiva e afirmaram maior preparo e confiança para a primeira visita domiciliar, em campo de estágio. Conclusão: a simulação realística desponta como estratégia de ensino relevante, desde o início da formação do médico e em diversos contextos como na atenção primária em saúde.
Título do Evento
I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia
Título dos Anais do Evento
Anais I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

AVELAR, Juliana Maria de Paula et al.. USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO CENÁRIO DE APRENDIZADO DA VISITA DOMICILIAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia. Anais...Porto Seguro(BA) Porto Seguro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/saudeedemocracia/546185-USO-DA-SIMULACAO-REALISTICA-NO-CENARIO-DE-APRENDIZADO-DA-VISITA-DOMICILIAR--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 03/06/2025

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