ESTÁGIO DOCENTE DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS II EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 15/12/2022 - ISBN: 978-85-5722-450-6

DOI
10.29327/saudeedemocracia.528730  
Título do Trabalho
ESTÁGIO DOCENTE DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS II EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Franciely Alves da Silva
  • Adriane Antunes de Moraes
Modalidade
Trabalho científico - "VÍDEO- POSTER"
Área temática
Saúde coletiva Ibero-Americana: experiências e aprendizagens em educação em saúde.
Data de Publicação
15/12/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/saudeedemocracia/528730-estagio-docente-de-microbiologia-de-alimentos-ii-em-tempos-de-pandemia--relato-de-experiencia
ISBN
978-85-5722-450-6
Palavras-Chave
Estágio docente; Microbiologia de alimentos II; Ensino remoto.
Resumo
Introdução: A pós-graduação Strictu Sensu tem como objetivo formar pesquisadores e docentes atuantes na educação básica ou do ensino superior. Entre as obrigatoriedades das atividades de bolsistas desse tipo de pós-graduação é a realização de estágio docente, que visa aperfeiçoar o estudante para o exercício da docência através da participação em estágios nas disciplinas de graduação. O Programa de Estágio Docente (PED) realizado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP pode ser realizado de forma voluntária ou remunerado (como forma de incentivo) de forma semestral. Em ambos os casos, é necessário que o aluno interessado na realização do PED seja submetido a um processo seletivo com critérios de classificação pontuados pelo próprio programa de pós-graduação dos cursos. Na UNICAMP, em especial na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) participa do PED, e tem avaliado uma participação positiva na formação dos alunos de pós-graduação e eventualmente na sua qualificação como futuro docente. Objetivos: O presente trabalho objetivo relatar a experiência do PED em tempos de ensino remoto emergencial. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiência no estágio docente realizado no curso de Nutrição na disciplina de Microbiologia de Alimentos II, realizado PED do Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo na UNICAMP-FCA. O estágio foi realizado durante o segundo semestre de 2020 com carga horária de 8 horas semanais, e em virtude da pandemia as aulas foram realizadas desenvolvidas de modo assíncrono através do Google Classroom e o Moodle para a postagem de atividades e do Google Meet para encontros síncronos. Resultados: As aulas do 2º semestre de 2020 foi realizado de forma remota, sendo adotado métodos de ensino síncronos e assíncronos. As aulas síncronas foram ministradas em suma maioria pela docente responsável e em determinados períodos pela bolsista. Em virtude da respectiva matéria necessitar de aulas práticas, não foi possível realizar, sendo realizado posteriormente em um período condensado após o retorno das aulas presenciais para a realização da mesma. Durante as aulas foi possível observar que poucos alunos interagiam durante as aulas, tirando dúvidas ou acrescentando aspectos relevantes sobre o tema ministrado. De forma a aumentar a interação dos alunos e também para fixação dos conteúdos antes da realização da prova final foi realizado um Quiz Microbiológico. Nesse Quiz foi possível observar quais temas da disciplina os alunos estavam com dificuldades de entendimento, além de possibilitar um acréscimo de pontos como incentivo na realização da atividade. Em geral, as principais dificuldades durante o estágio remoto realizado pela bolsista foi a baixa interação dos alunos e a não experiência com a utilização de metodologias ativas de ensino como Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), necessitando de uma qualificação profissional. Conclusões: O estágio proporcionou a bolsista frente a nova realização de ensino remoto em tempos de pandemia a necessidade de qualificação profissional, principalmente do uso de TICs de forma a dominar o uso das mesmas para que o processo de ensino-aprendizado do aluno não seja prejudicado e eventualmente não prejudique a formação do futuro profissional de Nutrição.
Título do Evento
I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia
Título dos Anais do Evento
Anais I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Franciely Alves da; MORAES, Adriane Antunes de. ESTÁGIO DOCENTE DE MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS II EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais I Seminário Internacional de Saúde da Família e Democracia. Anais...Porto Seguro(BA) Porto Seguro, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/saudeedemocracia/528730-ESTAGIO-DOCENTE-DE-MICROBIOLOGIA-DE-ALIMENTOS-II-EM-TEMPOS-DE-PANDEMIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes