AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E ACEITAÇÃO DA COLETA DE SÊMEN EQUINO UTILIZANDO VAGINA ARTIFICIAL ARTICULADA COM DISPOSITIVO ELETRÔNICO DE FRACIONAMENTO DO EJACULADO.

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-2-7

DOI
10.29327/112681.1-1  
Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E ACEITAÇÃO DA COLETA DE SÊMEN EQUINO UTILIZANDO VAGINA ARTIFICIAL ARTICULADA COM DISPOSITIVO ELETRÔNICO DE FRACIONAMENTO DO EJACULADO.
Autores
  • Luana Priscila da Silva Moreira Duarte
  • Raphael Farruk Do Amaral Agostinho
  • Mariana Silva de Lima
  • Eduardo Shimoda
  • José Frederico Straggiotti Silva
Modalidade
Resultados de pesquisa
Área temática
Reprodução Equina
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Inglês
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/resumossirccerj/217500-avaliacao-das-caracteristicas-seminais-e-aceitacao-da-coleta-de-semen-equino-utilizando-vagina-artificial-articul
ISBN
978-65-990055-2-7
Palavras-Chave
Coleta de sêmen, Fracionamento de sêmen, Garanhão.
Resumo
A coleta do semen é uma etapa importante para realização da inseminação artificial e deve ser realizada de forma correta. Para isto existem vários modelos de vagina artificial que permitem a realização da coleta fechada ou aberta. A coleta aberta pode apresentar algumas vantagens em relação à fechada, como uma menor contaminação microbiana e a possibilidade de separar a porção gelatinosa do sêmen da porção rica em espermatozóides através do fracionamento do semen. Entretanto, este método de coleta não é frequentemente utilizado porque não é muito prático. O objetivo do estudo foi avaliar e comparar as características seminais e a aceitação da coleta de sêmen equino utilizando vagina artificial articulada com dispositivo eletrônico de fracionamento do ejaculado com a vagina convencional fechada. Foram utilizados quatro ejaculados de cinco garanhões da raça Mangalarga Marchador, totalizando vinte coletas (n=20). As coletas de sêmen foram realizadas durante a estação de monta 2018/ 2019, em um haras Usediado em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro. Os ejaculados foram coletados utilizando uma vagina artificial modelo Botucatu (controle) para realizar a coleta fechada convencional e a vagina artificial articulada (experimental) para realizar a coleta aberta contendo um dispositivo eletrônico para fracionar o ejaculado em duas porções. Foram avaliados o número de saltos efetuados até a ejaculação, o volume seminal e o número total de espermatozoides, como parâmetro para avaliar a aceitação dos garanhões pelo uso das vaginas artificiais, além de serem avaliados a motilidade total e progressiva pelo programa Ceros 10.8 da Hamilton Thorn Research, e avaliação da concentração espermática com auxílio da câmara de Newbauer®. Foi observado que o uso da vagina artificial articulada foi bem aceita pelos garanhões, apresentando um maior volume do ejaculado (P < 0,05) comparado com a vagina convencional (46,4 ± 12,5 b; 34 ± 12,6 a, respectivamente), porém não se observou diferenças (P = 0,05) ao comparar o uso da vagina artificial articulada com a vagina convencional em relação ao parametro motilidade total (68,2 ± 14,8 a; 71,7 ± 13,0 a , respectivamente), motilidade progressiva (55,2 ± 15,6 a ; 61,5 ± 13,7 a ), número total de espermatozoides (6,58 ± 4,1 a; 6,93 ± 3,4 a) e número de saltos realizados (2,1 ± 1,18 a; 1,9 ± 1,1 a). Pode-se concluir que o uso da vagina artificial articulada apresenta boa aceitação pelos garanhões, sendo eficiente na separação das frações ricas e pobres dos espermatozoides.
Título do Evento
I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

DUARTE, Luana Priscila da Silva Moreira et al.. AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS SEMINAIS E ACEITAÇÃO DA COLETA DE SÊMEN EQUINO UTILIZANDO VAGINA ARTIFICIAL ARTICULADA COM DISPOSITIVO ELETRÔNICO DE FRACIONAMENTO DO EJACULADO... In: Anais do I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Estácio de Sá (Estr. Boca do Mato, 850 - Vargem Pequena/RJ. CEP 22783-320), 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/resumosSIRCCERJ/217500-AVALIACAO-DAS-CARACTERISTICAS-SEMINAIS-E-ACEITACAO-DA-COLETA-DE-SEMEN-EQUINO-UTILIZANDO-VAGINA-ARTIFICIAL-ARTICUL. Acesso em: 14/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes