DESENVOLVIMENTO DE CORPOS LÚTEOS ACESSÓRIOS EM RECEPTORAS DE EMBRIÃO ACÍCLICAS GESTANTES SUPLEMENTADAS COM PROGESTERONA EXÓGENA.

Publicado em 18/02/2020 - ISBN: 978-65-990055-2-7

Título do Trabalho
DESENVOLVIMENTO DE CORPOS LÚTEOS ACESSÓRIOS EM RECEPTORAS DE EMBRIÃO ACÍCLICAS GESTANTES SUPLEMENTADAS COM PROGESTERONA EXÓGENA.
Autores
  • Luana Priscila da Silva Moreira Duarte
  • Raphael Farruk Do Amaral Agostinho
  • Renato São Thiago
  • José Renato Costa Caiado
  • José Frederico Straggiotti Silva
Modalidade
Resultados de pesquisa
Área temática
Reprodução Equina
Data de Publicação
18/02/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Inglês
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/resumossirccerj/217497-desenvolvimento-de-corpos-luteos-acessorios-em-receptoras-de-embriao-aciclicas-gestantes-suplementadas-com-proges
ISBN
978-65-990055-2-7
Palavras-Chave
Terapia hormonal, Transferência de embrião, Éguas.
Resumo
O uso de receptoras acíclicas no programa de transferência de embrião beneficiadas pelo uso de protocolos hormonais vem sendo cada vez mais empregadas na reprodução equina. Isso permite que o uso desta biotecnia seja utilizada fora da estação de monta maximizando a produção de embriões e proporcionando um melhor manejo reprodutivo com as receptoras. Porém altos gastos são obtidos com a suplementação de progesterona exógena até aproximadamente 110 dias de gestação após a inovulação do embrião para assegurar concentrações adequadas de progesterona até o completo desenvolvimento feto-placentário. Este trabalho tem o objetivo de verificar a presença e o desenvolvimento de corpos lúteos acessórios em receptoras acíclicas gestantes suplementadas com progesterona exógena para se reduzir os gastos com tratamento hormonais nos programas de transferência de embriões. Foram avaliadas ultrassonograficamente 6 éguas, gestantes de 60 dias por transferência de embrião (TE), ginecologicamente sadias e com bom estado corpóreo no período de agosto a inicio de setembro de 2019, no HARAS JRC, na localidade de Campos dos Goytacazes. Foram usadas éguas acíclicas (em anestro ou transição) no experimento. Estas éguas receberam tratamento hormonal previamente a transferência de embrião e durante a gestação. Foram consideradas éguas acíclicas aquelas que apresentaram folículos com diâmetro menor que 20 mm e ausência de corpo lúteo (CL) (éguas em anestro) e aquelas que apresentaram folículos variando de 15 a 25 mm e ausência de CL (éguas em transição). Foi observado com o uso da ultrassonografia que todas as éguas apresentaram corpos lúteos acessórios, porém verificou se uma grande variação no tamanho e ecogenicidade desta estrutura. Conclui se que a suplementação com progesterona exógena após este período de 60 dias de gestação pode ser interrompido devido a presença dos corpos lúteos acessórios reduzindo os custos com terapias hormonais, porém há necessidade de mais estudos para quantificar o perfil plasmático de progesterona produzida por essa estrutura para verificação da manutenção da prenhez.
Título do Evento
I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro
Cidade do Evento
Rio de Janeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DUARTE, Luana Priscila da Silva Moreira et al.. DESENVOLVIMENTO DE CORPOS LÚTEOS ACESSÓRIOS EM RECEPTORAS DE EMBRIÃO ACÍCLICAS GESTANTES SUPLEMENTADAS COM PROGESTERONA EXÓGENA... In: Anais do I Simpósio Internacional de Reprodução, Clínica e Cirurgia Equina do Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro(RJ) Universidade Estácio de Sá (Estr. Boca do Mato, 850 - Vargem Pequena/RJ. CEP 22783-320), 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/resumosSIRCCERJ/217497-DESENVOLVIMENTO-DE-CORPOS-LUTEOS-ACESSORIOS-EM-RECEPTORAS-DE-EMBRIAO-ACICLICAS-GESTANTES-SUPLEMENTADAS-COM-PROGES. Acesso em: 15/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes