O CONCEITO DE DEUS APÓS AUSCHWITZ E EICHMANN EM JERUSALÉM: UM DIÁLOGO ENTRE HANS JONAS E HANNAH ARENDT.

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
O CONCEITO DE DEUS APÓS AUSCHWITZ E EICHMANN EM JERUSALÉM: UM DIÁLOGO ENTRE HANS JONAS E HANNAH ARENDT.
Autores
  • Guilherme Vinícius Menezes Silva
Modalidade
Resumo
Área temática
Discursos, mídia e religiões
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858194-o-conceito-de-deus-apos-auschwitz-e-eichmann-em-jerusalem--um-dialogo-entre-hans-jonas-e-hannah-arendt
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
Hans Jonas, Auschwitz, Hannah Arendt, Banalidade do mal, Responsabilidade.
Resumo
RESUMO Esta comunicação tem como proposta trabalhar o diálogo ético entre Hans Jonas e Hannah Arendt. Enquanto Hannah Arendt em sua vida esteve mais voltada a questões relacionadas à política e governos totalitários, Hans Jonas tem um caminho que perpassa uma aproximação tamanha com a ciências biológicas, influência do pensamento gnóstico e da tradição judaica para suas reflexões a respeito da vida e do desenvolvimento dela no planeta até chegar ao conceito do princípio responsabilidade. A proposta é tentar criar um diálogo entre os pensadores e suas contribuições na dimensão ética e da ação humana que pode ser boa ou má como apontou Arendt e pode ser responsável ou irresponsável diante da vida como apontou Jonas. Como esses conceitos, a saber, banalidade do mal e responsabilidade podem dialogar entre si numa dimensão ética, existencial e por que não religiosa? Embora ambos os pensadores tenham sido contemporâneos trabalharam em linhas diferentes e nunca houve um trabalho em conjunto. Adotando uma metodologia de pesquisa bibliográfica e interpretação textual a centralidade de tal elucidação concentra-se mais precisamente nas ideias de Hans Jonas. Se fosse possível dizer, de olhar para Hannah Arendt e para toda sua contribuição como uma das maiores intelectuais do século XX com os olhos de Hans Jonas. Portanto, tem como ideia central uma aproximação conceitual e o embasamento jonasiano para uma compreensão de como a questão ética para Jonas está ligada sobretudo a uma visão religiosa que o autor carrega a respeito de Deus e da realidade criada enquanto matéria existente e mutável. Para tal dentro do caminho metodológico ocorrerá a análise e compreensão das ideias de Hans Jonas presentes nas obras, O conceito de Deus após Auschwitz uma voz judia (1984) e Matéria, espírito e criação: dados cosmológicos e conjecturas cosmogônicas (1988). Tais obras dão o embasamento para compreender que Hans e Hannah estão falando dos mesmos acontecimentos, a saber, a Segunda Guerra Mundial e o extermínio de judeus no terrível holocausto dos campos de concentração. Mas, que na perspectiva de Jonas tal acontecimentos diz muito mais do que a força de um governo totalitário e antissemita. E por fim, a obra Eichmann em Jerusalém: um Relato Sobre a Banalidade do Mal (1963) juntamente com O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (1979). Se para Hannah Arendt o mal não é ontológico, mas algo de pessoas normais em contraposição para Hans Jonas a responsabilidade sim é e pode ser inclusive a resposta para o silêncio de Deus em Auschwitz.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Guilherme Vinícius Menezes. O CONCEITO DE DEUS APÓS AUSCHWITZ E EICHMANN EM JERUSALÉM: UM DIÁLOGO ENTRE HANS JONAS E HANNAH ARENDT... In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858194-O-CONCEITO-DE-DEUS-APOS-AUSCHWITZ-E-EICHMANN-EM-JERUSALEM--UM-DIALOGO-ENTRE-HANS-JONAS-E-HANNAH-ARENDT. Acesso em: 27/05/2025

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