O DISCURSO ULTRAMONTANO DE DOM VITAL ACERCA DA MAÇONARIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “A LINGUAGEM E SEU FUNCIONAMENTO” DE ENI ORLANDI (1996)

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
O DISCURSO ULTRAMONTANO DE DOM VITAL ACERCA DA MAÇONARIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “A LINGUAGEM E SEU FUNCIONAMENTO” DE ENI ORLANDI (1996)
Autores
  • Maria Gabriela rodrigues de Alcantara
Modalidade
Resumo
Área temática
Religiocom Júnior
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858181-o-discurso-ultramontano-de-dom-vital-acerca-da-maconaria--uma-analise-a-partir-de-a-linguagem-e-seu-funcionament
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
Ultramontanismo, maçonaria, análise de discurso,
Resumo
A Questão Religiosa (1872-1875) no Brasil destaca-se na luta pela autonomia institucional da Igreja em relação ao Estado imperial e pelo embate entre a Igreja Católica e a Maçonaria. Nesta conjuntura, Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (1844-1878), bispo de Olinda, desempenhou um papel central, a partir de sua crítica à maçonaria e defesa aos jesuítas. Sua postura ultramontana, alinhada com a Santa Sé e influenciada pela conjuntura católica do período, o levou a defender a posição da Igreja e a combater ferrenhamente a ordem maçônica. Em sua Instrução Pastoral “A maçonaria e os jesuítas” (1875), Dom Vital, como representante da Igreja, exorta seus fiéis contra a maçonaria, personificando-a como inimiga mortal da Igreja e utilizando metáforas e prosopopeias para sensibilizar os leitores. Ele descreve a maçonaria como pior que todos os inimigos históricos da Igreja, unindo os fiéis em defesa contra esse adversário comum. Dom Vital acusa a maçonaria de perseguir a Igreja e tentar destruir seus pilares, como os jesuítas. Ele utiliza documentos maçônicos para substanciar suas acusações, mostrando a oposição ideológica entre a Igreja e a ordem. Para ele, a maçonaria busca aniquilar o catolicismo, principalmente atacando o papado. Pretende-se, portanto, apoiando-se no ferramental teórico e metodológico da Análise de Discurso, a partir do livro “A Linguagem e seu funcionamento” de Eni Orlandi, interpretar, através da análise do contexto linguístico e das intertextualidades, o discurso do bispo olindense Dom Vital em sua Instrução Pastoral supracitada. Busca-se, paralelamente, discutir como o discurso ultraconservador de Dom Vital, conforme analisado por Eni Orlandi, se mostra um exemplo de um discurso religioso, classificado por ela como autoritário, que visa convencer os fiéis de sua legitimidade divina e da ameaça representada pela maçonaria. Segundo Eni (1996), o discurso religioso é aquele no qual o enunciador se torna representante da voz de Deus. Assim, utilizando metáforas, prosopopeias e citações em latim, Dom Vital sensibiliza e mobiliza seus leitores, delineando claramente o bem (a Igreja) e o mal (a maçonaria), apoiado em sua legitimidade enquanto bispo, que o permite incorporar a voz do altíssimo. Sua abordagem reflete o conflito ideológico da época e a importância dos meios de na disseminação dessas ideologias, como os jornais da época, criticados e chamados por ele como “imprensa ímpia”- sendo aquela que se opõe à imprensa católica. Desta maneira, o discurso de Dom Vital não só mobiliza os fiéis, mas também define os parâmetros do correto e do herético, do bem e do mal, focando na condenação dos males modernos, especialmente a maçonaria, considerada a “Hidra das Trevas” (VITAL, 1875, p.32).
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALCANTARA, Maria Gabriela rodrigues de. O DISCURSO ULTRAMONTANO DE DOM VITAL ACERCA DA MAÇONARIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE “A LINGUAGEM E SEU FUNCIONAMENTO” DE ENI ORLANDI (1996).. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858181-O-DISCURSO-ULTRAMONTANO-DE-DOM-VITAL-ACERCA-DA-MACONARIA--UMA-ANALISE-A-PARTIR-DE-A-LINGUAGEM-E-SEU-FUNCIONAMENT. Acesso em: 16/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes