CÉU, TERRA E INFERNO NO HORIZONTE NORDESTINO: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E RELIGIÃO EM "O AUTO DA COMPADECIDA"

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
CÉU, TERRA E INFERNO NO HORIZONTE NORDESTINO: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E RELIGIÃO EM "O AUTO DA COMPADECIDA"
Autores
  • Matheus Eduardo de Oliveira Rocha
Modalidade
Resumo
Área temática
Discursos, mídia e religiões
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858161-ceu-terra-e-inferno-no-horizonte-nordestino--apontamentos-sobre-a-relacao-entre-linguagem-e-religiao-em-o-auto-
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
O Auto da Compadecida, Comédia, Cultura Nordestina, Cinema Brasileiro, Religião Popular.
Resumo
Em sua pluralidade, multivocidade e complexidade, a relação entre religião e linguagem carrega consigo um potencial inventivo de sentido, através de suas muitas articulações e rearticulações. Nessa perspectiva, o título “Auto da Compadecida” emerge como catalisador de possibilidades interpretativas em face da leitura que faz da sociedade sertaneja nordestina, em paralelo com a releitura do imaginário religioso cristão. Além disso, somam-se as transformações advindas das diferentes recepções midiáticas pelas quais a narrativa passou, do percurso que se encaminhou do literário e dramatúrgico ao televisivo e fílmico. Assim, a presente comunicação compreenderá exercício de aproximação específica da versão cinematográfica do ano 2000, dirigida por Guel Arraes, em olhar sobre a intersecção entre expressão artística e religiosa. Então, a pergunta que norteia essa empreitada recai justamente na dúvida se a obra utiliza elementos religiosos em sua construção, ou se ela em si pode ser tida como discurso de linguagem da religião. Por consequência, o objetivo maior a ser destrinchado é o de propor uma interpretação da dimensão religiosa do filme, enquanto, para isso, se delineará em apresentar o seu enredo, destacar o arcabouço simbólico que o permeia e analisar a refiguração que faz dele. Desse modo, o trabalho se transcorre em três seções, sendo a primeira relativa à formulação de apontamentos fílmicos, ou seja, indicação dos arcos das principais personagens, divisão dos atos e síntese da narrativa em si. Já no segundo trecho, há maior ênfase sobre as raízes da obra, desde a conceituação da comédia e ironia, menção aos referenciais da dramaturgia e literatura da Alta Idade Média, até a cultura popular nordestina e brasileira, a qual remodela e ressignifica todo o restante. Por fim, analisa-se a maneira com que se configuram, intercruzam e fundem as temáticas eclesiásticas, as figuras e personagens icônicas da tradição cristã, bem como as tensões e mazelas sociais. Nessa perspectiva, a pesquisa indica a possibilidade de enxergar a elaboração irônica e subversiva de “O Autor da Compadecida” como expressão religiosa poeticamente inventiva e socialmente crítica.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROCHA, Matheus Eduardo de Oliveira. CÉU, TERRA E INFERNO NO HORIZONTE NORDESTINO: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM E RELIGIÃO EM "O AUTO DA COMPADECIDA".. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858161-CEU-TERRA-E-INFERNO-NO-HORIZONTE-NORDESTINO--APONTAMENTOS-SOBRE-A-RELACAO-ENTRE-LINGUAGEM-E-RELIGIAO-EM-O-AUTO-. Acesso em: 25/06/2025

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