DESINFORMAÇÃO E PÚBLICOS RELIGIOSOS: AS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
DESINFORMAÇÃO E PÚBLICOS RELIGIOSOS: AS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022
Autores
  • Brígida Gonçalves Magalhães Silva
  • Marco Tulio de Sousa
  • REINALDO MAXIMIANO PEREIRA
  • Jênifer Rosa De Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Mídia, política e religiões
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858024-desinformacao-e-publicos-religiosos--as-fake-news-nas-eleicoes-presidenciais-de-2022
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
fake news; desinformação; eleições presidenciais brasileiras; religião;
Resumo
A ascensão e restauração da extrema direita no Brasil nos últimos anos se fortalece com a difusão de desinformação nas redes sociais digitais e o fenômeno da pós-verdade (eleita a palavra do ano de 2016 pelo Dicionário Oxford). Esse contexto é observável em acontecimentos que ditaram os rumos do campo político no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia (2016), nas eleições estadunidenses de 2016 que levaram Donald Trump ao poder, nas eleições brasileiras de 2018, cujo candidato vitorioso foi Jair Bolsonaro, e, mais recentemente, nas presidenciais argentinas de 2023, que tiveram Javier Milei como vencedor. Essa força foi intensificada durante a pandemia da covid-19, visto que houve circulação massiva de mensagens falsas nas mídias, promovidas, sobretudo, por setores do espectro da extrema direita com o objetivo de desqualificar as medidas de distanciamento social e a vacinação em massa, criando um cenário de “desordem informacional”. Nas eleições presidenciais de 2022, no Brasil, também houve intensa difusão de desinformação nas mídias sociais, sendo que parte significativa desses conteúdos explorava símbolos religiosos e temáticas associadas à moral e costumes, assuntos que mobilizam, sobretudo, setores conservadores das igrejas. Diante desse contexto, este estudo investiga a circulação de fake news sensíveis a públicos religiosos no contexto das eleições presidenciais brasileiras de 2022. Tendo por referência a discussão teórica sobre desinformação (Wardle, Derakhshan, 2017; Bennett, Livingston, 2018; Correia, 2019; Gomes, Dourado, 2019) na atualidade, foram selecionados materiais identificados como falsos por duas iniciativas que visam combater a desinformação por meio da checagem de conteúdos: o Coletivo Bereia e a Agência Lupa. Foram selecionados conteúdos publicados no período eleitoral, com pautas sensíveis a públicos religiosos e que continham a checagem de uma única fake news. Para a análise, foram consideradas três categorias previamente estabelecidas: vilão, vítima e herói. Entendendo o vilão como agente de dissolução; o herói como agente dotado de atributos morais, físicos, demiurgos e messiânicos para se contrapor ao vilão e salvar a vítima, que consubstancia no coletivo, representando a nação, o Brasil, a pátria sob risco iminente e que precisa ser salva. Procurou-se identificar também os temas predominantes e quem seriam os mais prejudicados. Os resultados apontam uma predominância de conteúdos prejudiciais a setores da esquerda e, consequentemente, favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, percebe-se a predominância da categoria “vilão”, que esteve presente em número significativamente superior aos da de herói, o que reforça a existência de um processo de desqualificação da política, levando-nos a propor a vilanização como potencial característica das fake news. Em relação aos temas abordados, há uma predominância de assuntos que exploram o pânico moral, envolvendo famílias, crianças e a ameaça à liberdade de culto cristão, correspondendo a mais da metade das fake news analisadas, evidenciando que esses conteúdos apelam para o sentimento de medo das pessoas para se definir a escolha eleitoral.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Brígida Gonçalves Magalhães et al.. DESINFORMAÇÃO E PÚBLICOS RELIGIOSOS: AS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/858024-DESINFORMACAO-E-PUBLICOS-RELIGIOSOS--AS-FAKE-NEWS-NAS-ELEICOES-PRESIDENCIAIS-DE-2022. Acesso em: 09/06/2025

Trabalho

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