REPRESENTAÇÃO DA RELIGIÃO NOS CANAIS DO WHATSAPP

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
REPRESENTAÇÃO DA RELIGIÃO NOS CANAIS DO WHATSAPP
Autores
  • Gabrielle Ramos Venceslau
Modalidade
Resumo
Área temática
Religiocom Júnior
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/857641-representacao-da-religiao-nos-canais-do-whatsapp
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
religião, jornalismo, WhatsApp, social media
Resumo
Diante do notório posicionamento do Brasil como o terceiro maior consumidor de redes sociais no mundo (Comscore apud Veloso, 2023) e da relevância do WhatsApp como a plataforma mais utilizada no país (DataReportal apud Kemp, 2024), os canais do aplicativo surgem como ferramenta para dispersão de notícias. Isso evidencia como o jornalismo atual está presente nos mais variados espaços (Sousa, 2013). Ao longo da história, a religião utilizou várias mídias para comunicar seus valores essenciais, incluindo textos sagrados, discursos orais e livros impressos (Horsfield apud Sousa et al., 2021). No século XX, o crescimento das tecnologias e a difusão dos meios de comunicação de massa criaram condições propícias para o estudo da relação entre religiosidade e mídia (Sousa et al., 2021). É nesse contexto que este artigo investiga quais temáticas são enviadas pelos portais de notícias nos canais do WhatsApp, a fim de entender como a religião é representada nesta ferramenta. Para isso, será realizado um estudo bibliográfico a fim de apresentar a difusão de informação nas redes sociais, utilizando Recuero (2009) como referência. Além disso, identificar os atributos perceptíveis dos veículos noticiosos nos canais do WhatsApp, baseando-se nos métodos de pesquisa de Fragoso et al. (2011) e avaliar como os diferentes grupos religiosos estão representados nas mídias noticiosas no Brasil, conforme Cunha (2016). Após isso, serão coletados e analisados os conteúdos publicados nos canais do WhatsApp dos portais de notícias g1 e Universo Online (UOL) durante o período de cinco dias. Por meio disso, verificar a frequência de tópicos relacionados à religião, além de realizar uma análise dos conteúdos textuais presentes nessa ferramenta. Com base neste material, será aplicada a metodologia da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), que examina o que é comunicado nas mensagens - unidades de significado em um texto - que são categorizadas e analisadas levando em conta seu contexto e possíveis implicações. Além de utilizar métodos quantitativos para capturar variações, padrões e tendências (Fragoso et al., 2011) na linguagem jornalística na Internet. “Embora comumente os métodos quantitativos e qualitativos sejam vistos como incompatíveis e mutuamente excludentes, é possível entendê-los como abordagens complementares” (Fragoso et al., 2011, p. 67). Dessa forma, combinar as técnicas das duas naturezas para compreender o objeto de estudo. Por fim, busca-se identificar qual religião é majoritariamente abordada, e qual o viés predominante na representação desta temática, seja ele positivo ou negativo. Além disso, a análise se estenderá à forma como diferentes denominações religiosas são especificamente retratadas.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VENCESLAU, Gabrielle Ramos. REPRESENTAÇÃO DA RELIGIÃO NOS CANAIS DO WHATSAPP.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/857641-REPRESENTACAO-DA-RELIGIAO-NOS-CANAIS-DO-WHATSAPP. Acesso em: 21/06/2025

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