AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS UTILIZADAS PELOS PASTORES NO INSTAGRAM: O PASTOR DEIVE LEONARDO E A MIDIATIZAÇÃO DA FÉ.

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS UTILIZADAS PELOS PASTORES NO INSTAGRAM: O PASTOR DEIVE LEONARDO E A MIDIATIZAÇÃO DA FÉ.
Autores
  • Arthur Eduardo Oliveira de Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
Discursos, mídia e religiões
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/855963-as-estrategias-discursivas-utilizadas-pelos-pastores-no-instagram--o-pastor-deive-leonardo-e-a-midiatizacao-da-fe
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
Análise do discurso, evangélicos, pastores, redes sociais, Instagram.
Resumo
Este resumo pretende refletir sobre a midiatização da fé, com base na análise da perfomance dos pastores evangélicos no Instagram, à luz da corrente sociológica do interacionismo simbólico. Objetiva-se com esse trabalho compreender as representações dos pastores evangélicos no Instagram; refletir a respeito do impacto das redes sociais dentro das igrejas evangélicas; demonstrar as relações de alteridade dos evangélicos através das redes sociais e os impactos dessas relações na sociedade. Como metodologia foi utilizada a análise do discurso. Foi analisado o perfil do youtuber Deive Leonardo, pastor com maior número de seguidores no Brasil. Refletimos sobre seu estilo de linguagem e sentidos reproduzidos no Instagram. A produção dos sentidos acontece socialmente, dentro de um processo histórico, de forma que, enquanto indivíduos interdependentes, os atores sociais são chamados à interpretação do mundo à sua volta. Porém, ao iniciar esse trajeto, existe uma necessidade ao analista discursivo, de abandonar a ilusão da possibilidade de se interpretar o sentido das palavras, uma vez que eles são polissêmicos e a linguagem não é dotada de transparência. Compreende-se que todo discurso carrega a percepção do emissor e este é um processo de significação intencional, carregado de interesses, correspondente à uma determinada estratégia de um grupo social. Assim, a representação é um componente essencial dos discursos. Segundo Chartier (1988) não existe neutralidade no texto, uma vez que, ao se olhar uma realidade, usa-se categorias que já apontam para alguma coisa. Eni Orlandi (1999) compreende a não existência de homogeneidade no discurso, de forma que toda formação social tem mecanismos de controle e interpretação. Com isso, percebe-se que fenômenos culturais tem natureza política e são locais de disputa. Logo, o discurso tem o poder de atravessamento e dá sentido às coisas, uma vez que, tal processo não é apenas uma simples equivalência de palavras. Orlandi (1999) vai de encontro às reflexões de Thompson (1998), quando o mesmo descreve a consciência de classe e as experiências manipuladas dentro dos termos culturais, corroborando a cultura não como um local estático e homogêneo, mas sim como um campo conflituoso marcado pela heterogeneidade de diversos atores. Assim, um bom caminho para se trilhar nessa análise, seria o exame das condições de produção que estão condicionando o dizer dos interlocutores, pois entende-se que, os sentidos não estão prontos, eles são dependentes das relações de poder onde estão se formando. Ao se trazer a perspectiva da análise discursiva para a área da religião relacionada ao ciberespaço, esse estudo passa a buscar o entendimento das relações de alteridade dos pastores evangélicos e seus fiéis através das redes sociais. Concluiu-se que as redes sociais impactaram o gerenciamento dos papéis sociais dos pastores evangélicos, transformando suas relações de alteridade e o ambiente que os cerca. A partir da análise do discurso midiático do pastor Deive Leonardo, foi possível identificar de que forma se construiu sua autoridade discursiva e pastoral perante este novo tipo de fiel que é atuante nas redes sociais, além de se perceber um processo de dessacralização em torno da figura destes líderes evangélicos.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Arthur Eduardo de. AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS UTILIZADAS PELOS PASTORES NO INSTAGRAM: O PASTOR DEIVE LEONARDO E A MIDIATIZAÇÃO DA FÉ... In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/855963-AS-ESTRATEGIAS-DISCURSIVAS-UTILIZADAS-PELOS-PASTORES-NO-INSTAGRAM--O-PASTOR-DEIVE-LEONARDO-E-A-MIDIATIZACAO-DA-FE. Acesso em: 03/05/2025

Trabalho

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