ENTRE TELAS E ALTARES: A RELAÇÃO DOS JOVENS EVANGÉLICOS COM A MÍDIA NA ERA DIGITAL

Publicado em 14/07/2024 - ISBN: 978-65-272-0570-8

Título do Trabalho
ENTRE TELAS E ALTARES: A RELAÇÃO DOS JOVENS EVANGÉLICOS COM A MÍDIA NA ERA DIGITAL
Autores
  • Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de Novaes
  • Melissa Oliveira Maciel
Modalidade
Resumo
Área temática
Comunicação, consumo e religiões
Data de Publicação
14/07/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2024/853792-entre-telas-e-altares--a-relacao-dos-jovens-evangelicos-com-a--midia-na-era-digital
ISBN
978-65-272-0570-8
Palavras-Chave
Cultura Midiática, Cibercultura, Identidade Religiosa, Jovens Evangélicos e Protestantes, Consumo
Resumo
Este estudo propõe uma análise aprofundada da relação entre jovens evangélicos e protestantes e sua vivência religiosa mediante o consumo de produtos midiáticos. O objetivo central é estudar o impacto da cultura midiática e da cibercultura na formação de sua identidade religiosa. Para investigar como a mídia atua como mediadora na relação dos jovens com a religiosidade, a pesquisa utilizará os fundamentos da Teoria das Mediações, alicerçada, principalmente, no trabalho de Jesús Martín-Barbero. Além disso, com o apoio dos Estudos de Mídia e Religião será feita a análise do engajamento de jovens evangélicos e protestantes com conteúdos religiosos em plataformas midiáticas e como estas afetam sua interação com o religioso. Ademais, a cibercultura nos auxiliará a examinar como a cultura digital influencia a espiritualidade e visão de mundo dos jovens. Já os Estudos de Comunicação e Consumo contribuirão para a análise de como o consumo midiático afeta a construção da identidade religiosa destes indivíduos. Para interpretar os dados coletados nesta pesquisa, serão utilizadas duas abordagens complementares. A primeira, Análise de Conteúdo (Bardin, 2015), para tratar os dados quantitativos obtidos por meio de questionários estruturados, uma vez que nos ajudará a identificar padrões e categorias emergentes nas referências colhidas. A segunda, Análise de Discurso de Linha Francesa (Orlandi, 2015), para o tratamento dos dados qualitativos alcançados com as entrevistas em profundidade. Essa abordagem nos permitirá explorar nuances, contradições e subjetividades nas experiências dos participantes. Como resultados, antecipamos que esta pesquisa poderá contribuir para uma compreensão mais profunda do cristianismo contemporâneo diante da sociedade midiatizada e da ubiquidade da internet. Ao explorar como os jovens evangélicos e protestantes interagem com a mídia, poderemos identificar padrões de consumo, preferências e motivações. Dessa maneira, poderemos propor estratégias relevantes para a igreja se conectar de forma eficaz com os jovens. Por fim, esperamos que essa pesquisa contribua para uma igreja mais contextualizada, capaz de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela era digital. Podemos afirmar, portanto, que a análise proposta tem o intento e a competência de aprofundar a compreensão da relação entre fé, juventude e mídia, como também pode inspirar reflexões mais amplas sobre a espiritualidade na sociedade contemporânea.
Título do Evento
RELIGIOCOM - 4º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Engenheiro Coelho
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NOVAES, Lizbeth Carolina Kanyat Ojeda de; MACIEL, Melissa Oliveira. ENTRE TELAS E ALTARES: A RELAÇÃO DOS JOVENS EVANGÉLICOS COM A MÍDIA NA ERA DIGITAL.. In: Anais do Religiocom - Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Engenheiro Coelho(SP) UNASP, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2024/853792-ENTRE-TELAS-E-ALTARES--A-RELACAO-DOS-JOVENS-EVANGELICOS-COM-A--MIDIA-NA-ERA-DIGITAL. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes