MOVIMENTO RASTAFÁRI E CRITICA SOCIAL PRESENTE NAS LETRAS DE REGGAE NO BRASIL: UM ENSAIO SOBRE A BANDA MUSICAL PONTO DE EQUILÍBRIO

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
MOVIMENTO RASTAFÁRI E CRITICA SOCIAL PRESENTE NAS LETRAS DE REGGAE NO BRASIL: UM ENSAIO SOBRE A BANDA MUSICAL PONTO DE EQUILÍBRIO
Autores
  • Ana Carolina Ferreira Sales
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Linguagens, mídias e religiões
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/652339-movimento-rastafari-e-critica-social-presente-nas-letras-de-reggae-no-brasil--um-ensaio-sobre-a-banda-musical-pon
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
Música reggae; Ponto de Equilíbrio; Crítica social; Movimento rastafári; Jah.
Resumo
Propõe-se nesta comunicação apresentar um ensaio sobre a banda musical de reggae Ponto de Equilíbrio, formada no ano de 1999, no subúrbio de Vila Isabel zona norte do Rio de Janeiro. Possuindo oito integrantes no seu nascimento, a banda se tornou uma das mais famosas e conhecidas no Brasil. O objetivo geral dessa comunicação é compreender a relação entre o estilo musical reggae cantado nas músicas e álbuns da banda mencionada com a crítica social e econômica relatada nas letras e vivida na pele pelos brasileiros e brasileiras. Possuindo a espiritualidade do movimento rastafári que nasce na Jamaica como forma de reação ao que era imposto ao povo, os integrantes da banda representam em várias de suas músicas elementos de identidade rasta como as duas faixas intituladas: “Jah Jah Me leve” e “Lágrimas de Jah”, sendo Jah abreviação de Jeová, que para o movimento caracteriza Deus, juntamente problematizando o contexto social brasileiro em suas músicas “Janela da favela”, “Hipócritas”, “O que eu vejo”, entre outras. Ao pedir pela paz, relata a dor da fome e miséria, denunciando o sistema que lucra com a necropolítica dentro das favelas, incluindo, também, a música “Direitos iguais”, onde relata o extermínio contra os povos indígenas desde a colonização do Brasil e canta pedindo justiça para o povo Tupi guarani. A metodologia realizada neste ensaio contempla a observação das letras das músicas, pelos álbuns gravados com video e som e entrevistas, ambos disponibilizados em plataformas digitais, além do referencial teórico que considera Martins dos Reis contextualizando o processo de escravidão na Jamaica que influenciou diretamente o nascimento do movimento Rastafári. Conclui-se que os aspectos principais levantados por esse movimento, como a crítica ao consumismo e individualismo, a apreciação do respeito e amor ao próximo são difundidos através do estilo musical reggae, e neste caso específico, pela banda carioca Ponto de Equilíbrio, que atrai grande público ao alinhar o ativismo e a espiritualidade em suas canções.
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SALES, Ana Carolina Ferreira. MOVIMENTO RASTAFÁRI E CRITICA SOCIAL PRESENTE NAS LETRAS DE REGGAE NO BRASIL: UM ENSAIO SOBRE A BANDA MUSICAL PONTO DE EQUILÍBRIO.. In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/652339-MOVIMENTO-RASTAFARI-E-CRITICA-SOCIAL-PRESENTE-NAS-LETRAS-DE-REGGAE-NO-BRASIL--UM-ENSAIO-SOBRE-A-BANDA-MUSICAL-PON. Acesso em: 21/10/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes