OS INFLUENCIADORES DIGITAIS DO DUNAMIS MOVEMENT E SEUS DISCURSOS NAS ELEIÇÕES DE 2022

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
OS INFLUENCIADORES DIGITAIS DO DUNAMIS MOVEMENT E SEUS DISCURSOS NAS ELEIÇÕES DE 2022
Autores
  • Helen Teixeira Sousa de Abreu
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Mídia, religiões e política
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/649520-os-influenciadores-digitais-do-dunamis-movement-e-seus-discursos-nas-eleicoes-de-2022
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
Dunamis Movement, influenciadores digitais religiosos, dominionismo, eleições 2022.
Resumo
O Dunamis Movement é uma organização paraeclesiástica evangélica brasileira com grande influência entre jovens em todo o país. O Dunamis promove cursos, acampamentos, treinamentos, palestras, livros, podcasts, conferências, músicas, entre outras formas de disseminar suas ideias e sua maneira de interpretar o cristianismo. Com domínio das principais técnicas e linguagens midiáticas, eles acumulam milhares de seguidores em diversas plataformas, tanto nos perfis institucionais quanto pessoais (de seus líderes). Esses líderes se utilizam de suas mídias digitais para mostrar parte de seu estilo de vida e suas ideias e opiniões, e o fazem seguindo os modelos dos influenciadores digitais. A diferença é que, ao invés de promover algum produto ou serviço através de sua influência, o principal "produto" promovido por eles é o próprio Dunamis, assim como seu estilo de vida marcado pela fé e pelos "valores do reino" ou "valores bíblicos", entendidos como uma série de preceitos de Deus encontrados na Bíblia. A chamada teologia das sete montanhas (ou das sete áreas de influência) é um ensinamento comum em algumas vertentes evangélicas, ligado ao dominionismo, que surgiu no final do século XX nos EUA e é abraçada pelo Dunamis desde sua fundação. Essa interpretação bíblica sugere que os cristãos devem ser relevantes e influentes nas sete áreas de formação de uma cultura: (1) mídia, (2) governo, (3) educação, (4) negócios e economia, (5) religião, (6) artes e entretenimento e (7) família, para trazer os valores do reino de Deus para esses aspectos da cultura. A tarefa dos cristãos, portanto, é liderar e exercer influência na vida pública. Esse trabalho se propõe a olhar para os discursos políticos presentes nas mídias digitais de alguns líderes ligados ao Dunamis: Teófilo Hayashi, Henrique Krigner e Raphaela Gonçalves, no contexto das eleições presidenciais de 2022. Para isso, serão analisadas publicações feitas na plataforma entre junho e outubro deste ano, através da metodologia da análise de conteúdo, visando responder à questão: de que forma se deu o apoio de influenciadores do Dunamis Movement a Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022 através do Instagram? É observado o apoio aberto e direto a Jair Bolsonaro e a outros candidatos ao legislativo ligados ao bolsonarismo, além de disseminação de ataques à candidatura do PT e à esquerda em geral, e a reprodução de discursos intolerantes e de pânico moral.
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Helen Teixeira Sousa de. OS INFLUENCIADORES DIGITAIS DO DUNAMIS MOVEMENT E SEUS DISCURSOS NAS ELEIÇÕES DE 2022.. In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/649520-OS-INFLUENCIADORES-DIGITAIS-DO-DUNAMIS-MOVEMENT-E-SEUS-DISCURSOS-NAS-ELEICOES-DE-2022. Acesso em: 15/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes