JESUS, ETERNO OBJETO DE CONSUMO? UMA ANÁLISE DA DOCUSSÉRIE “OS CAMINHOS DE JESUS”

Publicado em 04/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-871-9

Título do Trabalho
JESUS, ETERNO OBJETO DE CONSUMO? UMA ANÁLISE DA DOCUSSÉRIE “OS CAMINHOS DE JESUS”
Autores
  • Boanerges Lopes
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Comunicação, Consumo e Religião
Data de Publicação
04/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/religiocom2023/649491-jesus-eterno-objeto-de-consumo-uma-analise-da-docusserie-os-caminhos-de-jesus
ISBN
978-85-5722-871-9
Palavras-Chave
Jesus; consumo; documentário; reflexão; análise
Resumo
Desde o início do processo civilizatório, milhares de pessoas foram tidas como celebridades. Mas certamente, não há como negar alguém tão “célebre” quanto Jesus. No contexto da sociedade de consumo contemporânea em que tornar-se celebridade está associada a insaciabilidade dos consumidores (BARBOSA, 2004), o personagem Jesus permanece na “disputa” por espaços de visibilidade, inclusive o televisivo. Segundo uma pesquisa da Kantar Ibope Media e da Toluna, realizada em abril de 2021, o consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros. Desses, 86% assistem a vídeos na internet e 76% usam serviços de streaming. O tempo médio de consumo de vídeo online é de três horas e 13 minutos por dia. As principais motivações para assistir a vídeos são entretenimento (73%), informação (51%) e aprendizado (40%). Se aproximarmos o tripé e, especialmente, o entretenimento - pelo vídeo - da religião, podemos refletir sobre o que o mestre em Ciências da Religião e professor de História do Cristianismo, Paulo Cezar Nunes de Oliveira, polemiza. Ele diz que a única diferença entre os cristãos de antigamente e os atuais, é que Jesus se tornou um objeto que é fatiado e vendido de acordo com a necessidade do crente ou do cliente: “toma-se uma pequena fatia de Jesus e destrincha-se essa fatia para qualquer coisa: líder, marqueteiro, psicólogo, empreendedor etc”. E qual fatia pretende dar visibilidade o jornalista e documentarista, Rodrigo Alvarez, pela série “Os caminhos de Jesus” da Globoplay? Refletir sobre a iniciativa é a proposta central. Objetivos e Metodologia O procedimento metodológico definido envolve uma análise temática de cunho sócio-histórico da obra. Em que a proposta de investigação caminha no sentido de utilização do “filme para esboçar o quadro de uma sociedade” (Vanoye, Galiot-Lété, 1994, p. 53). Tendo entre os objetivos, unir a temática da série com a ideia do consumo e buscar associá-los ao mundo de que fazem parte e com o qual se comunicam, e assim, pelas inferências e reflexões, estabelecer se obra apenas se soma a mais uma entre as que reforçam o enquadramento em uma das “fatias” das quais aponta Nunes de Oliveira ou se proporciona efetivamente a questão do conhecimento e da realidade em posição destacada – aproximando-o do fazer investigativo, que também está presente na ciência – de um efetivo documentário. Ponderações Finais Segundo Nunes de Oliveira, “a relevância de Jesus para o crente não é necessariamente o que se sabe dEle, mas o que se fala sobre Ele”. Em outras palavras, destaca, para o crente, o importante não é exatamente quem foi Jesus, mas que se crê a respeito dele. “Se Ele fosse extremamente conhecido, poderia deixar de encantar, pois o que fascina em Jesus são justamente as suposições em torno dEle; são essas suposições que geram a fé. A fé nasce da imaginação, que dá força para os grupos religiosos”. Essa polissemia dá força para que Jesus permaneça “vivo”, uma verdadeira celebridade, inclusive digital e cinematográfica, até os dias de hoje. A pergunta finalizadora: Até que ponto?
Título do Evento
Religiocom - 3º Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LOPES, Boanerges. JESUS, ETERNO OBJETO DE CONSUMO? UMA ANÁLISE DA DOCUSSÉRIE “OS CAMINHOS DE JESUS”.. In: Anais do Religiocom: Congresso Internacional de Comunicação e Religiões. Anais...Campinas(SP) PUC-Campinas, 3. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/religiocom2023/649491-JESUS-ETERNO-OBJETO-DE-CONSUMO-UMA-ANALISE-DA-DOCUSSERIE-OS-CAMINHOS-DE-JESUS. Acesso em: 25/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes